Manifesto Comunista

Páginas: 3 (574 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
Faculdade de Ciências de Ciências Jurídicas Professor Alberto Deodato

Marcela Oliveira Arcanjo








Atividade sobre o Manifesto do Partido Comunista – Marx e Engels
Capítulo I – Burgueses eproletários











Belo Horizonte
2014
Retire o trecho do texto que mostra como a aceleração tecnológica aumentou a divisão do trabalho.

“O trabalho dos proletários perde, com a extensão damaquinaria e a divisão do trabalho, todo o caráter autônomo e, portanto, todos os atrativos para os operários. Ele torna-se mero acessório da máquina ao qual se exige apenas o manejo mais simples, maismonótono, mais fácil de aprender. Os custos que o operário ocasiona reduzem-se por isso quase só aos meios de vida de que carece para o seu sustento e para a reprodução da sua raça. O preço de uma mercadoria,também do trabalho é, porém, igual aos seus custos de produção. Na mesma medida em que cresce repugnância causada pelo trabalho decresce, portanto o salário. Mais ainda: na mesma medida em queaumentam a maquinaria e a divisão do trabalho, na mesma medida sobe também a massa do trabalho, seja pelo acréscimo das horas de trabalho seja pelo acréscimo do trabalho exigido num tempo dado, pelofuncionamento acelerado das máquinas, etc.”


Retire o trecho do texto que mostra a luta de classes desde o Egito Antigo até a Idade Média.

“A história de toda a sociedade até aqui é a história de luta declasses.
Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, burgueses de corporação e oficial, em suma, opressores e oprimidos, estiveram em constate oposição uns aos outros, travaram uma lutaininterrupta, ora oculta, ora aberta, uma luta que de cada vez acabou por uma reconfiguração revolucionária de toda a sociedade ou pelo declínio comum das classes em luta.
Nas anteriores épocas dahistória encontramos quase por toda a parte uma articulação completa da sociedade em diversos estados, ou ordens sociais, uma múltipla gradação das posições. Na Roma Antiga temos patrícios, cavaleiros,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manifesto comunista
  • manifesto comunista
  • Manifesto comunista
  • O manifesto comunista
  • manifesto comunista
  • Manifesto Comunista
  • Manifesto Comunista
  • Manifesto Comunista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!