REFLEX ES CR TICAS ACERCA DA PSICOLOGIA EXISTENCIAL DE ROLLO MAY 2

861 palavras 4 páginas
“REFLEXÕES CRÍTICAS ACERCA DA PSICOLOGIA EXISTENCIAL DE ROLLO MAY”
PONTE, Carlos Roger Sales; SOUZA, Hudson Lima se. Reflexões críticas acerca da psicologia existencial de Rollo May. Rev. Abordagem gestalt. Goiânia, v.17, n. I, jun, 2014

RESENHA CRÍTICA
Discente: Cindy Gomes Bezerra

O texto inicia esclarecendo suas intenções: mostrar um importante psicólogo existencial que foi deixado de fora na história da psicologia no Brasil: Rollo May. A obra é dividida primeiramente na história e vida de Rollo May, depois conta a história da psicologia Humanista nos Estados Unidos e posteriormente une os dois pontos anteriores para abordar a psicologia existencial-humanista de Rollo May, e finaliza discorrendo sobre as dimensões epistemológicas entre outras temáticas.

Rollo May nasceu em 1909, nos EUA e teve uma influência marcada por uma difícil convivência com seus pais. Formou-se em artes em 1930, em seguida viajou para Grécia e posteriormente estudou em Viena com Alfred Adler. Quando retornou para os EUA, May completou sua graduação em Teologia e tornou-se ministro de uma igreja, iniciando então uma função de conselheiro. Esta função resultou na publicação de seu primeiro livro e lhe trouxe uma série de reflexões sobre como lidar com as pessoas e seus problemas.

Logo após, May se aprofundou em psicanálise e, em 1949 iniciou seu doutorado em psicologia clínica. Durante este período, May contraiu tuberculose e teve que dedicar grande parte do seu tempo ao seu descanso e tratamento da doença. Nessa ocasião o psicólogo aprofundou sua leitura de dois livros: um escrito por Freud e o outro por Kierkegaard, e, embora cada um defendesse um ponto de vista diferente, May não se posicionou a favor de nenhum, mas procurou extrair o lado “positivo” de ambas as obras. Assim, May alinha-se a psicologia existencial. Curado da tuberculose e dedicando tanto tempo em estudos, May tornou-se psicoterapeuta existencial e faleceu em 1994.

A história da psicologia humanista inicia-se nos

Relacionados