Manifesto Comunista

Páginas: 5 (1106 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Manifesto Comunista

Burguesia: classe dos capitalistas modernos, proprietarios dos meios de produção, que empregam trabalho assalariado.
Proletários: classe de trabalhadores assalariados modernos que, privados dos meios de produção proprios, são obrigados a vender sua força de trabalho para sobreviver.

Em seu texto, Marx faz uma analise dialetica do discurso burguês a partir dascontradições existentes no sistema de produção. Além de descrever de maneira sucinta as condições da sociedade moderna.
A história da Sociedade é baseada na luta de classes. sempre há uma divisão, entre opressores e oprimidos, um que manda e outro que obedece. Isto vai evoluindo, de acordo com as classes que vão se sobrepondo as outras, porém a sociedade burguesa não suprimiu a oposição de classes, e sim aaumentou, substituindo antigas classes por novas, novos tipos de opressão, e como consequência novas formas de luta. Esses conflitos entre as classes , por sua vez, são sempre responsaveis pela mudança dos modos de produção.
Os burgueses esquecem de onde surgiram, pequenos servos que iam se tornando artesãos ou vendedores, que criaram guildas de comércio e foram enriquecendo, e a partir deste edas colonizações européias dos continentes africano e americano levaram ainda mais a um salto da burguesia comerciante.
Os mestres artesãos foram desalojados e substituídos pela classe média industrial, que trabalhavam em grandes manufaturas que produziam em larguíssima escala para suprir os novos mercados consumidores, foi implantado o modelo de trabalho por divisões que aceleravam o processode produção porém, como Marx descreve em sua obra “O Capital”, cria um efeito nos manufatureiros de alienação de seu trabalho.
O mercado sempre crescente exigia mais do que a manufatura, então surgem as máquinas e industrias para acelerar e aumentar ainda mais a produção.
A burguesia desempenhou um papel fundamental da história, fim dos feudos, criação de nações, substituição da monarquia pordemocracias, crescimento da produção e aumento da velocidade das comunicações.
A burguesia não pode existir sem estar constantemente revolucionando os meios de produção, os meios de comunicação e todo um conjunto de relações sociais. Buscando sempre a expansão e propagação do modo de vida burguês.
O "fetiche da mercadoria" cria uma falsa necessidade de consumo para as pessoas consumirem cada vezmais produtos que não precisam, de modo a movimentar a economia.
A burguesia supera as crises através de demissões em massa ou pela conquista de novos mercados e maior exploração dos mercados já conquistados, preparando estas crises e reduzindo os meios para previni-las a fim de se manterem no poder.
O desenvolvimento da burguesia é acompanhado do desenvolvimento do proletariado, quesobrevivem à medida que encontram trabalho, e só encontram trabalho à medida que seu trabalho aumenta o capital.
Todas as relações de propriedade foram submetidas à contínua mudança da história mundial e sua contínua transformação, e continuaram mudando com o passar do tempo.
O que distingue o comunismo não é a supressão da propriedade em geral, mas a supressão da propriedade burguesa. A propriedade éalgo que é fruto de um trabalho assalariado e, o capital gerado nestre trabalho, que será gasto para comprar algo, ou seja, um círculo vicioso de trabalho e produção para adquirir bens.
O Capital não é uma força pessoal, e sim social, é fruto do trabalho de várias pessoas, uma coletividade, que gera um trabalho com sentido, que será usado por algo/alguém. Quando o capital é transformado em umapropriedade coletiva, ou seja, pertencendo a todos os membros da sociedade, não é uma propriedade pessoal que se transforma em propriedade social. É apenas o caráter social da propriedade que se transforma. Esta perde seu caráter de classe.
Na sociedade burguesa, o trabalho vivo é apenas um meio de multiplicar o trabalho acumulado, já na sociedade burguesa, o trabalho acumulado é apenas um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manifesto comunista
  • manifesto comunista
  • Manifesto comunista
  • O manifesto comunista
  • manifesto comunista
  • Manifesto Comunista
  • Manifesto Comunista
  • Manifesto Comunista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!