Direito

Páginas: 3 (553 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O tema da política e, em especial, o da democracia é de fundamental importância na reflexão filosófica/política. Ao refletir sobre a realidade política contemporânea, a temática da democraciareveste-se de importância ainda maior, pois é urgente a rememoração e revigoração dos princípios democráticos, como elementos fundantes da ação política. A reflexão política e a ação política, devem servistas como um espaço fundamental para a discussão e construção daquilo que é comum a todos. O espaço da política precisa ser compreendido como instância do agir, segundo a vontade livre dos homens, tendoem vista a consecução do bem coletivo.

É urgente a ampliação e aprofundamento dos instrumentos e canais de participação coletiva/democrática, no sentido de garantir a participação de todos osindivíduos/cidadãos no processo de criação e responsabilização de um novo projeto coletivo-humano. Um projeto que tenha como elemento fundante e orientador os interesses da coletividade – da comunidadehumana – não só em relação ao presente, mas também em relação à responsabilidade para com o futuro desta coletividade.

Através da teoria política de Rousseau, tem-se a oportunidade de descer àsprofundezas da discussão teórica/política, permitindo assim, discutir, interpretar e construir conceitos que nos permitam compreender os fenômenos políticos, em especial, os que dizem respeito àproblemática acerca dos fundamentos do Estado e do poder. O fazer político, fundado nos conceitos inalienáveis de liberdade e igualdade, sendo o poder instituído a partir do consentimento de todos os partícipesdo processo, é o que propõe o autor. Com Rousseau, enquanto um teórico que se insere no modelo argumentativo do jusnaturalismo, temos um Estado fundado a partir de uma argumentação estritamenteracional e, como tal, uma construção genuinamente humana. O Estado é, assim, identificado como o lugar por excelência da razão.

Rousseau contribui significativamente para o desenvolvimento da teoria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito do DIREITO
  • Direito direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!