Manguezal

Páginas: 7 (1591 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014


Sumário


Introdução..........................................................................................................02

Manguezal especulação imobiliária...................................................................03
A urbanização....................................................................................................05
Impacto ambiental no mangue devido aoprocesso de urbanização.................06

Conclusão..........................................................................................................09
Bibliografia.........................................................................................................11














Introdução

Neste trabalho irei abordar o conhecimento adquirido no passeio feito noaquário Acqua Mundo, explicando o ecossistema manguezal quanto a especulação imobiliária, urbanização, impactos ambientais como consequência da urbanização e demais informações que tenham sido de relevância para reprodução deste trabalho.


















Manguezal especulação imobiliária
Apesar da importância dos manguezais na manutenção da vida marinha, esse ambiente temsofrido profundas alterações promovidas principalmente pela ocupação urbana e, especialmente, para atender à especulação imobiliária.

A ocupação irregular ou a especulação imobiliária além de expor moradores a enchentes dificulta importantes funções ambientais do mangue.
A especulação imobiliária nas regiões litorâneas tem afetado, significativamente, os mangues. Esta área tem diminuído detamanho e o ecossistema da região tem sido afetado nas últimas décadas. Trabalhadores locais, principalmente os que vivem da caça e comércio de caranguejos, tem sofrido com a diminuição destes animais nos manguezais.
Grande parte da população vê o mangue como um lugar mau cheiroso, sujo e sem utilidade agrícola, o que leva ao desmatamento, aterramento e drenagem dos manguezais, causando a morte devárias espécies.





Esses fatos podem gerar uma cultura equivocada, baseada na ocupação desenfreada destes meios, extinção de espécies, aumento do despejo de resíduos, entre outros fatores.



A ocupação do mangue ocorre de duas formas. Os de classe financeira estável desmatam, aterram e ocupam pela boa localização, pois o mangue fica em frente a uma área marítima tranquila, comuma linda vista e sem vizinhos. As classes mais pobres vão para este local por falta de opção de moradia e constroem suas casas sem a infraestrutura necessária e acabam sofrendo com as condições climáticas mais intensas da região.
Os benefícios trazidos pelo manguezal têm sido esquecidos, devido a necessidade por lucros rápidos e desenvolvimento econômico. O manguezal é um ecossistema frágil erequer tratamento cuidadoso para que não perca sua riqueza e seus benefícios.
A ocupação irregular ou a especulação imobiliária além de expor moradores a enchentes e diversos problemas dificulta importantes funções ambientais do mangue.


A Urbanização



O manguezal pode ser tratado como um recurso renovável, porém finito, quando se considera a produção natural de mel, ostras, caranguejos,camarões, siris e mariscos, além das oportunidades científicas e educacionais. Por outro lado, o manguezal também pode ser considerado como um recurso não-renovável, quando o espaço que ele ocupa é substituído por prédios, atracadouros, residências, portos, marinas, aeroportos, rodovias, salinas, aquicultura, etc.
A ocupação desordenada das áreas de mangue, provocada pelo crescimento das cidadeslitorâneas, expansão industrial entre outros, levaria a um comprometimento considerável das espécies.
Na ocupação da faixa costeira brasileira apresenta uma característica comum: predominam formas de assentamento humanos que determinam o rompimento de processos ecológicos, contribuindo para a degradação de ecossistemas, para a redução da diversidade e para a inviabilização do aproveitamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manguezal
  • Manguezal
  • O Manguezal
  • Manguezal
  • manguezais
  • Manguezais
  • Manguezais
  • Manguezal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!