Mangnetismo Hug O

391 palavras 2 páginas
Funcionamento da Bússola

Ela consiste num ponteiro magnetizado livre para se alinhar de maneira precisa com o campo magnético da Terra. Uma bússola fornece a uma direção de referência conhecida que é de grande ajuda na navegação. Os pontos cardeais são norte, sul, leste e oeste. Uma bússola pode ser usada com um relógio e uma sextante para fornecer uma capacidade de navegação bem precisa.
Uma bússola pode ser qualquer dispositivo magnético que usa uma agulha para indicar a direção do norte magnético da magnetosfera do planeta. Qualquer instrumento com uma barra magnetizada ou agulha girando livremente sobre um pivô e apontando para o norte e o sul pode ser considerada uma bússola.
No entanto, para interpretar uma bússola, é necessário ver a Terra pelo seu magnetismo, ou seja, no mapa o polo norte geográfico situa-se em cima e o polo sul em baixo. Magneticamente falando, o polo norte magnético fica em baixo e o polo sul magnético fica em cima.
A agulha da bússola é magnética o que faz com que, aliada ao magnetismo da Terra, ela se desloque em um sentido. Sabendo que polos opostos se atraem, a parte norte da bússola é atraída pelo sul magnético da Terra (o polo Norte geográfico) e a parte sul da bússola é então atraída pelo norte magnético da Terra, indicando-os assim no disco de leitura.

Seres Vivos Que Usam Campo Magnético Para Localização A Terra dispõe de um campo magnético que geralmente não pode ser detectado por seres humanos desprovidos de uma bússola. No entanto, algumas espécies de animais têm capacidade de detectar esse campo e podem utilizá-lo em suas migrações. Os morcegos e as tartarugas marinhas utilizam informações magnéticas para encontrar seu caminho. Algumas espécies de bactérias podem até depender apenas do campo magnético como orientação
O tubarão, a quimera (o peixe, não a criatura mitológica) e o ornitorrinco, têm estruturas chamadas Âmpolas de Lorenzini. Elas detectam campos elétricos e podem, teoricamente, ajudar a perceber a

Relacionados