maneio de leitoes

Páginas: 2 (434 palavras) Publicado: 3 de julho de 2014
Escola Superior Agrária de Coimbra
Produção de Monogástricos
2013/2014


Doenças Sexualmente Transmissíveis em Equinos








ÍndiceIntrodução

Doenças sexualmente transmissíveis são conhecidas popularmente por DST, e são patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. Os principais agentes patogênicos são os vírus, asbactérias e os fungos.




















Doenças Sexualmente Transmissíveis em Equinos

São doenças infeciosas que se transmitem pelo contato sexual. Geralmente através decontato direto, mantido através de cópula onde os animais, e indireto por meio de compartilhamento de utensílios pessoais mal higienizados ou manipulação indevida de objetos contaminados.


SintomasSuspeita-se de DST nos animais quando apresentam feridas (úlceras) que aparecem nos órgãos genitais ou em qualquer parte do corpo. Corrimentos esbranquiçados, esverdeados ou amarelados no canal dauretra, vagina ou ânus, de cheiro intenso. Os animais sentem ardor ao urinar e possuem verrugas quando a doença se encontra num nível avançado.



Exantema Coital Equino
É causado pelo HerpesvírusEquino-3 (EHV-3), manifesta-se por lesões papulares e ulcerativas na mucosa vaginal e também no pénis. As úlceras podem atingir 2 cm de diâmetro e 0,5 cm de profundidade, circundadas por uma zonahiperémica.



Sinais Clínicos
Os sinais clínicos em éguas são visíveis 4-8 dias após o contato sexual ou exame veterinário e manifestam-se pelo aparecimento de nódulos circulares avermelhados até 2 mmde diâmetro, na vulva e mucosa vaginal. O edema pode desenvolver-se no períneo e pode estender-se entre as coxas. Ocasionalmente são encontradas úlceras nas tetas, lábios e mucosa nasal.
A não serque ocorra infeção bacteriana secundária, a cicatrização da pele está completa dentro de 3 semanas, mas úlceras no clitóris e na vagina curam-se mais lentamente
As lesões em garanhões são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitões
  • Leitões
  • Maneio do equino
  • Maneio reprodutivo
  • Fundo de maneio
  • Diarreias em leitões
  • Maneio Apicola
  • Manejo de leitões

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!