mandela

Páginas: 7 (1534 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
Centro Universitário Leonardo Da Vinci
Estágio I
Acadêmicos
Rondineli de Souza Santos
Professor-Tutor Externo
Sônia Cristina RadoCentro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
História – turma HID 0282 – Prática Estágio I
02/07/2014
RESUMO
O Cerco da Lapa ocorreu em 1894 durante a Revolução Federalista, conflito deflagrado no Sul do Brasil logo após a Proclamação daRepública. Durante 26 dias, 639 soldados das tropas republicanas ou pica-paus (legalistas) resistiram bravamente às forças federalistas, também conhecidos como maragatos formadas por cerca de 3 mil combatentes. A cidade da Lapa foi palco de uma sangrenta batalha que deu ao chefe da República, Marechal Floriano Peixoto que era o vice de Marechal Deodoro que renunciou após muita pressão, tendo temposuficiente para reunir forças e deter as tropas federalistas que tentavam ter o poder da republica através da força.
Palavras-chave: O Cerco da Lapa
1. INTRODUÇÃO
A cidade da Lapa em 1891 passava por um bom momento, principalmente econômico, pois se tornava um grande produtor de erva mate, que seria da época na questão da agricultura um dos principais produtos comercializados para o exterior,facetado o comercio pela estrada de ferro que ligava Curitiba a Ponta Grossa. Nacionalmente o Brasil passava por um momento marcante e Historico, assumindo o poder provisório após a proclamação da republica em 1889, Marechal Deodoro logo renuncia pela pressão da oposição em 1891 e passando a cargo ao seu vice Marechal Floriano Peixoto, exatamente no período em que havia divergências entrepartidos do período, os federalistas com Gaspar Silveira de Martins e republicanos com Julio de Castilhos, comandantes de seus respectivos partidos almejavam chegar ao poder do pais de todas as formas possíveis, assim tornando o estopim que faltava para a concretização da grande guerra civil ocorrida no pais, com a revolução federalista veio com a derrota nas urnas de seu líder Gaspar Silveira Martinse decidiram então conquistar o pais pela força. Com o apoio de parlamentaristas, tropas vindas do Uruguai que eram descendentes da província de Maragateria uma região da Espanha, por isso receberam o nome de maragatos, através do sul do país começaram suas conquista, mesmo com tropas enviadas por Marechal Floriano para o Rio Grande do Sul os chamados Pica-Paus pelos trajes de cor azul com detalhesavermelhados que usavam, conquistaram a cidade hoje conhecida por Florianópolis O Príncipe de Maquiavel é dirigido à um Príncipe que esteja governando um Estado é um livro de orientação prática de algumas ações politicas que o príncipe deve fazer para conquistar e se manter no poder. Maquiavel dedica sua obra a Lorenzo de Médici (Lorenzo II), neto de Lorenzo o Magnífico.
“Embora julgueeste trabalho indigno de vossa presença, ainda assim confio que, por vossa humanidade, possa ser aceito, considerando que eu não vos poderia fazer melhor presente que vos dar a faculdade de entender em muito pouco tempo o que aprendi e compreendi em muitos anos, com tantas provações e perigos para mim mesmo.” O motivo que levou Maquiavel a dedicar o livro a Lorenzo é claro e mostrado nodecorrer do livro especialmente no ultimo. Ele começa falando sobre os vários tipos de estado, e como são instituídos, que seria o hereditário e o adquirido, e apontam quais são as duas formas de como o governante chega ao poder uma pela virtude e outra pela fortuna. Os Estados herdados cujos súditos são habituados a uma família reinante é muito menor a dificuldade de se manter do que as oferecidaspelas monarquias novas, basta para isso evitar transgredir os costumes tradicionais e saber adaptar-se a circunstância imprevistas, Maquiavel ainda fala que na medida em que o soberano não ofende seus súditos e não mostra motivos para o povo odiá-lo, irão sempre querer seu bem. As pessoas, segundo Maquiavel, mudam com grandes facilidades de governantes esperando tal mudança, que, no pensar de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mandela
  • Mandela
  • Mandela
  • mandela
  • Mandela
  • mandela
  • Mandela
  • Mandela

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!