Robotica

Páginas: 7 (1630 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
“O Instituto Americano de Robótica define os robôs como manipuladores programáveis, multifuncionais, desenhados para mover partes materiais, ferramentas ou dispositivos especializados através de movimentos programados ou para a realização de uma variedade de tarefas” (SANTAELLA,2005). Pode-se afirmar que ela emprega ferramentas, metodologias e tecnologias inerentes a grandes áreas como aengenharia mecânica, engenharia mecatrônica, engenharia elétrica e eletrônica e engenharia de computação. A robótica utiliza-se de conceitos teóricos de grandes áreas como a da matemática, da física, da química, da biologia e busca também muita inspiração em áreas mais centradas no entendimento do cérebro e do corpo humano como neurologia, fisiologia e psicologia.
Os robôs são denominados de“humanoides” quando possuem características semelhantes às nossas. Uma diferença entre os termos “robótica” e “automação” deve ser destacada. Na robótica estaria a capacidade de um robô ser inteligente, ou seja, de possuir a capacidade de discernir e tomar decisões logicas e hábeis, enquanto na automação a máquina recebe informações que são ou que outrora foram executadas por seres humanos, visando aindustrialização em massa.
Levou cerca de quarenta anos para que os robôs fossem realmente introduzidos nos processos industriais, graças aos investimentos na área por parte de empresas automobilísticas, os robôs ganharam espaço e tiveram grande aceitação, sendo largamente utilizados hoje em dia nos mais diversos processos de fabricação industrial e apresentam capacidade de execução precisa e eficiente.Por possuírem sensores, os robôs tornaram-se capazes de tomar decisões, executar tarefas com alta precisão e ainda se comunicar com o ser humano. Com os avanços tecnológicos, os robôs ganharam mais espaço e atuam em diversas áreas, como: na indústria, no uso doméstico, no uso médico, no desarmamento de bombas, adentrarem em lugares radioativos, salvar pessoas em incêndios, terremotos e outrassituações, fazerem explorações no fundo do mar, transporte de materiais na própria indústria, competições de robótica, brinquedos, dentre outras áreas. “Segundo números da Comissão Econômica Europeia das Nações Unidas, de 2005, sobre a população de robôs distribuídos no mundo, o número de robôs para cada dez mil trabalhadores nos Estados Unidos e Europa é da ordem de 63 a 93 robôs, e atinge cerca de740 robôs na indústria automobilística. Estes números mostram a importância da robótica no mundo de hoje, principalmente na execução de tarefas repetitivas na indústria (mecatronnicaatual)”.
A máquina passou a ser utilizada para realizar tarefas em lugares onde a presença do homem se torna de difícil acesso, facilitando assim a vida do mesmo, e acelerando o processo por possuir a capacidade deexecutar muitas funções com precisão. Com isso, deixou de haver trabalho pesado, monótono, desagradável e repetitivo com baixo salário para o homem e passou a ter trabalhos de supervisão, manutenção e programação, mais bem remuneradas. Por executarem diversas tarefas incansavelmente, as máquinas automatizadas geraram redução de custos, ganho de produtividade, aumento de competitividade, controleeficaz do processo e controle de qualidade dos produtos.
O grande crescimento tecnológico e a queda nos preços impulsionaram o aumento do número de robôs utilizados na indústria. Como já mencionado, os robôs possuem uma ampla aplicação. Na automação de processos na indústria ocorre de os robôs executarem tarefas de soldagem e moldagem de peças mecânicas, pintura, transporte de peças, alimentação demaquinas, armazenagem, etc. Na indústria alimentícia, farmacêutica e química os robôs são amplamente utilizados no manuseio de produtos frágeis. Na indústria eletrônica, braços robotizados permitem a soldagem automática de componentes eletrônicos em placas de circuito impresso. Na automação industrial, o uso de câmeras acopladas à robôs permite a aplicação de conceitos de visão computacional,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • robotica
  • ROBÔTICA
  • robotica
  • Robótica
  • Robótica
  • ROBOTICA
  • robotica
  • Robótica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!