mancais

Páginas: 2 (403 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2013
Relações Ecológicas
São todos os seres vivos que se relacionam com outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies distintas (relações interespecíficas). Quandoanalisadas isoladamente, essas relações podem se revelar harmônicas, quando não há prejuízo para nenhuma dos indivíduos envolvidos, ou desarmônicas quando pelo menos um sofre algum tipo de desvantagens.Relações Intraespecíficas Harmônicas:
Sociedades: São grupos de indivíduos da mesma espécie com divisão de trabalho não restrita a períodos reprodutivos.
Ex: Abelhas, Formigas, Cupins.
Colônias:Caracterizam- se pela associação de indivíduos de uma mesma espécie, geralmente aparentados ou mesmo geneticamente idênticos, vivendo em proximidade uns com outros.
Ex: Determinada Algas e CaravelaPortuguesa.
Relações Intraespecíficas Desarmônicas:
Canibalismo: Ocorre quando há predação entre indivíduos da mesma espécie. É o caso do besouro castanho, cujas larvas preferem se alimentar de ovos desua própria espécie.
Competição: Disputa por territórios, parceiros sexuais, comida, e da competição entre plantas por luz, nutrientes e água do solo.
Relações Interespecíficas Harmônicas:Mutualismo: indivíduos de espécies diferentes que se encontram intimamente associadas, criando vinculam de dependência. Ex: Liquens (fungos + cianobactéria).
Protocooperação: indivíduos que cooperam entresi, mas não são dependentes um do outro para sobreviverem. Ex: Pássaro-palito e Crocodilo.
Inquilinismo: uma espécie usa a outra como abrigo, sendo que somente ela se beneficia, mas sem causarprejuízos à outra. Exemplo: orquídeas e bromélias associadas a árvores de grande porte.
Comensalismo: relação na qual apenas uma espécie se beneficia, mas sem causar prejuízos à outra. Exemplo: opeixe-piloto se prende ao tubarão, para se alimentar dos restos de comida deste, e também se locomover com maior agilidade.
Relações Interespecíficas Desarmônicas:
Amensalismo: uma espécie inibe o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mancais
  • Mancais
  • mancais
  • mancais
  • Mancais
  • mancais
  • Mancais
  • Mancais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!