Manaus

Páginas: 2 (356 palavras) Publicado: 4 de março de 2013
Energia e economia

Desde revolução industrial, a economia ancora suas bases na disponibilidade de recursos energéticos, e esse aspecto condiciona o desenvolvimento econômico e social de todasas nações.
Segundo Landes(1994) no final do século XIX, o vigoroso crescimento das indústrias que estiveram no cerne da revolução industrial comeou a arrefecer nos países mas avançados da Europaocidental. Entretanto, essa perda de vitalidade dói mais do que compensada pela ascensão de novas indústrias baseadas em avanços conhecidos como a segunda revolução industrial deu um novo fôlego aoprocesso de mudanças profundas que havia se iniciado no século anterior durante a chamada revolução industrial.

Conceito de cadeia energética
A energia é uma propriedade da matéria que se manifestade diversas formas: energia mecânica, energia térmica, energia das ligações químicas, energia físicas, energia elétrica e energia das radiações eletromagnéticas.
Para obter energia útil ao sistemasocioprodutivo é preciso que a energia contida nos recursos naturas percorra uma longa cadeia de operações: exploração, extração produção, transformação, transporte distribuição e utilização. Èindispensável um conhecimento básico dos aspectos físicos que envolvem tais operações para o entendimento das principais questões econômicas do setor de energia.

Equivalência entre as fontes de energiasA diferença de rendimento entre fontes e tecnologias coloca a questão da equivalência entre as fontes energéticas.
Estabelecer equivalências entre as formas de energia não é uma tarefa simplespara isso, é necessário usar critérios físicos, técnicos ou econômicos.
As equivalências físicas são aquelas baseadas em propriedades físicas de energia. Basicamente, a capacidade de produzirtrabalho. As equivalências técnicas procuram levar em conta os rendimentos na transformação e na utilização de energia.

Importância do estado no setor de energia
A interação entre diferentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manaus
  • Manaus
  • Manaus
  • Manaus
  • Manaus
  • manaus
  • manaus
  • manaus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!