Manaus

Páginas: 3 (607 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
Uma Viagem Pelo Patrimônio Histórico da Cidade de Manaus
(Tempo Áureo da Borracha)

A cidade de Manaus nasceu na margem esquerda do Rio Negro no ano de 1669, a partir do forte da barra do SãoJosé do Rio Negro.
Antes de ser batizada como Manaus, em 1856, desenvolveu uma cultura privilegiada recebendo ao longo dos séculos contribuições da arquitetura europeia e do pensamento de diversastribos que já dominaram a região.
Durante o auge da borracha, viveu uma realidade muito parecida com as das cidades europeias de seu tempo.
O Teatro Amazonas surgiu, no papel, em 1881, quando foiassinada a lei número 546, de 14 de junho daquele ano, ordenando sua construção. No final de 1884, foram iniciadas as obras de alicerce do teatro.
Por conta de desentendimentos em relação aos contratosde construção, a obra ficou paralisada e somente em 31 de dezembro de 1896, o Teatro Amazonas foi inaugurado. Uma semana depois, a grande companhia italiana dirigida pelo Maestro Joaquim Francoinaugurava, com “Gioconda“, de Ponchieli, a primeira estação lírica do recém “nascido” Teatro Amazonas.
Quase todos os materiais utilizados em sua construção vieram da Europa. O ferro foi trazido daInglaterra; o bronze, da Bélgica; o cristal, de Murano. O único material brasileiro utilizado foi a madeira de lei que era enviada para a Europa e voltava já trabalhada para o Brasil na forma de móveis episo. O calçamento que cobre as áreas externas do teatro, inclusive escadas, é conhecido como pedra de Liós de Lisboa e foi importado de Portugal. Com a abundância da borracha na época, todo ocalçamento externo que dá acesso ao teatro foi revestido com espessas mantas de borracha para evitar o incômodo barulho das carruagens que chegavam com autoridades e convidados. A cobertura foi feita com telhasfabricadas sob encomenda, originárias da Alsácia. São mais de 60.000 peças vitrificadas, com as cores da Bandeira Nacional. Seu brilho colorido pode ser visto de vários pontos da cidade
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manaus
  • Manaus
  • Manaus
  • Manaus
  • manaus
  • manaus
  • manaus
  • manaus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!