malaria

Páginas: 4 (965 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
Dia 25 de abril é o dia mundial da malária.
Segundo a organização mundial de saúde, a malária mata uma criança africana a cada 30 segundos. E muitas crianças que sobrevivem a casos severos sofremdanos cerebrais graves e tem dificuldades de aprendizagem
O mosquito é conhecido também como: pernilongo, mosquito prego e carapanã.
Atualmente, a nível mundial, existem cerca de 300 milhões depessoas infectadas com a malária.
Conhecem-se fósseis de mosquito com trinta milhões de anos.
Pessoas famosas como Alexandre "O Grande" e Homero terão morrido de malária.
Apenas a fêmea do mosquitoAnopheles transmite a malária, pois só ela necessita de uma refeição de sangue humano para gerar os ovos.
Mosquito "normal" e Fêmea de Anopheles.
CONSEQUENCIA DA DOENÇA
A doença pode provocarproblemas hepáticos (como a anemia), respiratórios, cardiovasculares, cerebrais e gástricos com lesões no fígado, no baço e em outros órgãos. Pois o Plasmodium para se reproduzir destrói os glóbulosvermelhos.
SINTOMAS
Caracteriza-se por intenso calafrio seguido de febre alta, vômitos, dores de cabeça e no corpo.
A medida que a temperatura começa abaixar, o doente apresenta intensa sudorese.Estes acessos se repetem com intervalos diferentes, de acordo com a espécie do plasmódio.
TRATAMENTO E PROFILAXIA,
Já existem vacinas em desenvolvimento contra esta doença. É importante evitarregiões com incidência desta doença. Outra precaução é tentar eliminar o mosquito anopheles, dificultando sua reprodução.
Para cada espécie do plasmódio é utilizado um medicamento especifico em dosagensadequadas à situação particular de cada doente.
A solução é a prevenção, restam, portanto, medidas de ordem pessoal, ou seja, a utilização de repelentes químicos ou inseticidas potentes (apesar deserem tóxicos e proibidos no ocidente), mosquiteiros sobre as camas ou redes de dormir, telas nas janelas e portas das habitações e evitar a permanência ao ar livre nos horários em que o mosquito se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Malaria
  • malária
  • Malaria
  • Malária
  • Malaria
  • malaria
  • A MALARIA
  • Malaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!