mais

3456 palavras 14 páginas
Objectivos - 4º teste
O condado portucalense.
Antes de se tornar um país independente, Portugal era um pequeno território no norte da Península Ibérica e pertencia ao reino de Leão, intitulado por Condado Portucalense.
O Condado Portucalense era uma parcela de terra que ia do rio Minho ao rio Douro, que foi entregue a um nobre francês, de nome Conde D. Henrique de Borgonha, como recompensa por ter ajudado o rei de Leão na "Reconquista Cristã", ou seja, a reconquistar território aos mouros.
O seu senhor (o conde) tinha alguma autonomia e liberdade de movimentos apesar de continuar a prestar vassalagem ao seu rei. O problema é que muitos dos senhores dos condados queriam ter mais autonomia e, talvez, até tornarem-se reis.
Assim, o Conde D. Henrique tentou tudo para conseguir maior autonomia para o seu território, apoiado por outros nobres. Mas, em 1112, D. Henrique morreu e o seu esforço de tornar o reino independente não morreu consigo.
Felizmente, o seu filho Afonso Henriques (o futuro primeiro rei de Portugal) não queria deixar este sonho morrer e decidiu prosseguir com a política do pai.
Apesar de D. Afonso ser muito corajoso, a tarefa de tornar o condado independente foi muito complicada. Senão repara:
1. Era necessário combater o rei de Leão, a norte, para ficar com o território independente.
2. Era necessário alargar o condado para sul contra os muçulmanos - prosseguir a Reconquista.
3. E era preciso arranjar maneira que o futuro reino de Portugal fosse reconhecido pelos outros reinos, principalmente pelo Papa. É que, no século XI, o Papa era mais importante que os reis e todos respeitavam as suas decisões e opiniões.
E foi esta a política de D. Afonso Henriques para fundar o reino de Portugal!

Explicar em que consistiu a Reconquista Cristã da Península Ibérica.
A reconquista cristã consistiu na reconquista dos cristãos sobre a Península Ibérica após a invasão dos muçulmanos em 711.
Os cristãos iniciaram este movimento a partir das Astúrias

Relacionados