Positivismo de Auguest Comte

456 palavras 2 páginas
Positivismo de Auguste Comte

O positivismo foi a primeira corrente teórica a pensar questões sociais, dando origem ao que conhecemos hoje por Sociologia. Tal corrente teórica procurava resolver conflitos sociais por meio da exaltação e coesão, a harmonia natural entre os indivíduos, ao bem-estar do todo social. Auguste Comte via na Sociologia uma restaurada da ordem social, sendo responsável por encontrar respostas para os problemas sociais provenientes da sociedade que surgia, a sociedade capitalista.
O positivismo derivou do cientificismo, isto é, da crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade.
O pensamento positivista buscava analisar a sociedade como a mesma objetividade das ciências naturais, haja visto que tais ciências haviam obtido respeito da sociedade.
Auguste Comte se diz o fundador da sociologia, utiliza os modelos da biologia em visão de explicar para a sociedade o organicismo coletivo.
No Organicismo, a sociedade sendo percebida como um organismo composto de partes de interdependentes, cujas partes são responsáveis pelo bom funcionamento do todo.
Auguste Comte afirma que apenas uma elite teria capacidade de desenvolver a parte frontal do cérebro, sede da faculdade superior, e conclui que a maioria dos seres humanos devem ser moldados e dirigidos a fim de garantir “o progresso dentro a ordem”.
A sociologia Comte gira em torno de núcleos constantes: a família, o trabalho, a pátria, a religião. Apesar de conservadora, Comte não desejava voltar ao passado nem eliminar o progresso.
O trabalho de conte na I’Industrie mostra claramente que suas visões na política já tinham mudado o bastante das ideias iluministas, que ele anteriormente havia iniciado. Ele Agora, como Saint-Simon, abraçou a história e política econômica como a chave para a política e moralidade. A lei dos direitos do homem haviam sido apropriadas para o século XVIII, mas o conhecimento tinha mudado. Sua relatividade sugeriu que “As Instituições e

Relacionados