mais valia

Páginas: 2 (368 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014


1. O que é a mais valia?
A mais valia é a valorização do trabalho do homem na produção de consumo, ou seja, é o quantum agregado pela força de trabalho que se expressa nos valores dos produtosexistentes nas relações de consumo (mercadorias) e que geram o lucro dos detentores de capital. Pode-se ter então, a mais valia como ferramenta a fim de resguardar a dignidade do trabalhador diante domercado cada vez mais tecnológico.

2. Como a mais valia afeta as relações entre burguesia e proletariado?
Por ser a burguesia a classe que aufere lucro sobre a força humana do proletariado, amais valia serve como escudo de proteção desta última classe em posição menos vantajosa, pois fica estabelecida uma relação de dependência da primeira para com a segunda, ganhando esta força debarganha. Em que pese o desenvolvimento tecnológico causar fortes impactos na classe proletariada, o que se tem é que ainda se vive em um antropocentrismo, em que a cada dia ganha mais força a valorização dohomem, em especial sob a ótica de sua dignidade humana, o que de fato exerce seus reflexos no setor econômico e, inclusive, nas relações de trabalho.

3. Onde a mais valia está presente nasociedade atual?
A mais valia está presente especialmente nas relações de trabalho que atualmente, no Brasil, possui um acervo legal protecionista, possibilitando ao trabalhador ser vislumbrado não comomercadoria, mas valorizando-o enquanto ferramenta imprescindível às relações econômicas.

4. Quais são os efeitos negativos da mais valia? Como fazer para amenizá-los?
Os efeitos negativos da maisvalia podem ser ponderados sobre a ótica de que em razão desta valorização, a oferta de mão obra tende a aumentar em relação indiretamente proporcional a oferta de vagas no mercado produtivo, o que tornao proletariado mais submisso as aspirações da burguesia. Para evitar que os efeitos negativos da mais valia cause um colapso nas relações de trabalho e, em especial, na economia, desencadeando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mais valia
  • mais valia
  • MAIS VALIA
  • Mais Valia
  • Mais
  • Mais valia
  • Mais Valia
  • mais valia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!