Mahatman Ghandi O Despertar

570 palavras 3 páginas
Gandhi na Africa
Despertar de Gandhi
Gandhi desembarcou na Africa como um advogado desconhecido.No começo sua estada era temporaria(cerca de 12 meses) ,mas se passaram cerca de 21 anos ate que ele retornasse a sua patria. Quando chegou ao pais sua unica missão era auxiliar em uma disputa civel entre duas empresas mulçumanas.Nesta sua única missão era servir de tradutor entre um dos comerciantes e o seu advogado ,devido a sua fluencia em ingles e guzerate.
Desde o primeiro momento a Africa o desafiou , a explicar o que estava fazendo ali com a sua pele morena ,ou melhor, com sua pele morena , sua calça de giz e seu turbante( moda na sua região natal , que era sinal de respeito).
ELe desembarcou em duban de onde deveria seguir viagem para petroria.Adiquiriu uma passagem de primeira classe e os ferroviarios nada dissera. ,Mas , ao embarcar no trem um funcionario lhe avisou que deveria viajar de terceira classe , Gandhi se recusou e foi expulso do trem.Pode se dizer que este episodio foi o que o despertou.
Na manhã seguinte Gandhi mandou telegramas para o seu chefe e para o gerente da ferrovia, e se apresentou tão impecavelmente que na mesma noite consegui um trem para petroria , de primeira classe.
A outra parte da viajem até Johanesburg ocorreu mais uma cena de preconceito: por ser de cor foi proibido de viajar dentro da carruagem.Foi permitido que ele viaja-se do lado de fora,Gandhi não reclamou , mas em um momento da o condutor resolveu sair para fora para fumar, em sua auto biografia Gandhi descreve o episodio: Então ele pegou um pedaço de pano sujo , estendeu perto de seus pés e me disse:Sammy sente-se aqui , eu quero viajar perto do colcheiro...
Gandhi não aguentou o insulto e o respondeu e por isso ele foi espancado pelo homem , por sorte alguns passagiros que possuiam um pouco de humanidade intervirão. Outras aventuras ocorreram com ele durante sua estadia na Africa , mas nenhuma tão dramatica. Embora humilhado pelo preconceito racial ,

Relacionados