Magnetismo

Páginas: 7 (1703 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
1.
O conceito de magnetismo
Magnetismo é a parte da Física que estuda os materiais magnéticos, ou seja, que estuda materiais capazes de atrair ou repelir outros que ocorre com materiais eletricamente carregados. A primeira referência conhecida sobre uma substância capaz de atrair outras é a de Tales de Mileto. Em uma de suas viagens a Ásia ( na época província da Grécia ) paraMagnésia ( nome da região da Ásia ) constatou que pequenas pedrinas estavam sendo atraídas na ponta de ferro do seu cajado. Então estudou tal fenômeno e descobriu o magnetismo e a eletricidade.

CONCEITOO Magnetismo ocorre devido ao movimento dos elétrons nos átomos. Existem algumas particularidades que dividem os materiais em classes magnéticas distintas. Para saber quais são estes efeitos énecessário analisar como tais materiais reagem a campos magnéticos externos (cargas elétricas em movimento). Os momentos ou fases magnéticas são determinados pela maneira que os domínios magnéticos se alinham ou se opêm ao campo magnético externo. Os domínios magnéticos são conhecidos como dipolos (como se fosse um imã elementar). Através de análise dos efeitos provenientes de aplicação de camposmagnéticos foi possível classificar os diferentes momentos magnéticos em fases distintas: Diamagnetismo, Paramagnetismo, Ferromagnetismo,Antiferromagnetismo e Ferrimagnetismo.

Para poder enteder mais sobre estas fases é importante ampliar os conhecimentos sobre o movimento e classificação dos elétrons e spins, pois o movimento orbital dos elétrons esta intrinsecamente ligado ao estudo e bomentendimento dos efeitos dos materiais magnéticos. |

Parte da física que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria, em particular as relações estabelecidas entre elas.
Conta uma lenda grega que o pastor Magnes se surpreendeu ao ver como a bola de ferro de seu bastão era atraída por uma pedra misteriosa, o âmbar (em grego, elektron). A história demonstra como é antigo o interesse pelosfenômenos eletromagnéticos.
Denomina-se eletromagnetismo a disciplina científica que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria e, em especial, as relações que se estabelecem entre elas.

História do eletromagnetismo

A existência de forças naturais de origem elétrica e magnética fora observada em contextos históricos independentes, mas só na primeira metade do século XIX umgrupo de pesquisadores conseguiu unificar os dois campos de estudo e assentar os alicerces de uma nova concepção da estrutura física dos corpos.
No final do século XVIII Charles-Augustin de Coulomb e Henry Cavendish haviam determinado as leis empíricas que regiam o comportamento das substâncias eletricamente carregadas e o dos ímãs. Embora a similaridade entre as características dos dois fenômenosindicasse uma possível relação entre eles, só em 1820 se obteve prova experimental dessa relação, quando o dinamarquês Hans Christian Oersted, ao aproximar uma bússola de um fio de arame que unia os dois pólos de uma pilha elétrica, descobriu que a agulha imantada da bússola deixava de apontar para o norte, orientando-se para uma direção perpendicular ao arame.
Pouco depois, André-Marie Ampèredemonstrou que duas correntes elétricas exerciam mútua influência quando circulavam através de fios próximos um do outro. Apesar disso, até a publicação, ao longo do século XIX, dos trabalhos do inglês Michael Faraday e do escocês James Clerk Maxwell, o eletromagnetismo não foi - nem começou a ser - considerado um autêntico ramo da física.

Variáveis e magnitudes
Os fenômenos eletromagnéticos sãoproduzidos por cargas elétricas em movimento. A carga elétrica, assim como a massa, é uma qualidade intrínseca da matéria e apresenta a particularidade de existir em duas variedades, convencionalmente denominadas positiva e negativa. A unidade elementar da carga é o elétron, partícula atômica de sinal negativo, embora sua magnitude não resulte em entidade suficiente para cálculos macroscópicos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Magnetismo
  • Magnetismo
  • Magnetismo
  • Magnetismo
  • magnetismo
  • Magnetismo
  • Magnetismo
  • Magnetismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!