Magazine luiza

Páginas: 16 (3973 palavras) Publicado: 15 de março de 2011
1 O SURGIMENTO DO MAGAZINE LUIZA (Nathy)

O site Mundo das Marcas trouxe a história do Magazine Luiza da seguinte maneira: começou na cidade de Franca, interior de São Paulo. No dia 16 de novembro de 1957, Pelegrino José Donato e sua esposa, Luiza Trajano Donato, adquiriram uma pequena loja de presentes chamada A Cristaleira. O nome do novo negócio foi logo substituído, através de umconcurso, e surgiu o primeiro Magazine Luiza, já com uma proposta de interatividade e proximidade com o consumidor. Em 1966 ocorreu a ampliação da primeira loja, que já tinha 500 metros quadrados, e a entrada de dois novos sócios. Quase uma década mais tarde, em 1974, a empresa inaugurou sua primeira grande loja de departamento, que recebeu o nome de Loja Número 1, com mais de 5.000 metros quadrados.Em certo momento, o casal decidiu convidar outros parentes para integrar o negócio e, com dinheiro em caixa, abriram filiais. Uma puxou a outra e, ao final de duas décadas, a empresa contava com 30 lojas.
Nesse meio tempo, entre os familiares envolvidos no negócio, Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, sobrinha da fundadora, ganhou lugar de destaque. Ela começou a trabalhar na empresa aos12 anos como balconista e passou a gerente geral. Em 1981, foi uma das primeiras redes a implantar um sistema de computação em suas lojas. Além disso, em 1983, a empresa iniciou sua expansão para fora do Estado de São Paulo, com a inauguração de diversas lojas na região do Triângulo Mineiro. O crescimento da rede culminou com a inauguração em 1986 do primeiro centro de distribuição, localizado nacidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Em 1991, surgiu a necessidade de se criar uma holding e Luiza Helena assumiu o cargo de superintendente do Magazine Luiza.
Em 1996, o Magazine Luiza literalmente invadiu o mercado paranaense inaugurando de uma só vez 23 lojas, antes pertencentes à Casa Felipe. Neste momento ficou claro as ambições da empresa, que não parava de crescer nomercado. Em 1999, foi a vez de revolucionar o comércio eletrônico com a criação de sua página na Internet. Entre as redes de varejo, o Magazine Luiza foi a que mais aproveitou o potencial da rede mundial de computadores. A experiência adquirida nas lojas virtuais foi levada para a Internet e ampliada em uma página totalmente segura, com mais de cinco mil produtos, fácil de navegar e com banco deimagens próprio. Seu site é o único do varejo on-line que conta com uma vendedora virtual, a Tia Luiza, que facilita a compra através do atendimento on-line e conteúdos prontos.
No ano seguinte, a expansão enorme dos anos anteriores, levou a empresa a inaugurar mais três centros de distribuição, localizados em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), Contagem (Minas Gerais) e Navegantes (SantaCatarina). Apesar disso, foi em 2007, com a inauguração do Centro de Distribuição Bandeirante, que a empresa de seu maior passo rumo a conquista do maior mercado consumidor do país. Com mais de 50 mil metros quadrados de área de armazenagem, o centro permitiu melhor eficiência logística e serviu de base para o projeto de expansão da empresa, que, no dia 22 de setembro de 2008, ingressou na capitalpaulista com a inauguração de 44 lojas num mesmo dia, em uma operação nunca vista antes no segmento de varejo do país. Em meados de 2010, a empresa adquiriu a rede Lojas Maia, com forte presença na região nordeste (141 lojas espalhadas nos estados da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Maranhão), ampliando assim sua atuação em território nacional.

1.1 Oscanais de venda

1.1.1 Lojas Convencionais

São estabelecimentos físicos completos (geralmente com área mínima de mil metros quadrados) com estoques e produtos em exposição, tendo como público-alvo classes C e D. Essas lojas são responsáveis pela maior parte dos canais de vendas da empresa.

1.1.2 Lojas Shopping

Localizadas em grandes shoppings centers do país são focadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MAGAZINE LUIZA
  • Magazine luiza
  • Magazine luiza
  • magazine luiza
  • MAGAZINE LUIZA
  • Magazine luiza
  • Magazine luiza
  • Magazine luiza.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!