Madeira plástica

Páginas: 19 (4648 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2012
FACULDADE SÃO CARLOS
CURSO DE LETRAS

ROSANGELA MACIEL MORAES

VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D’AJUDA NO ESTADO DE SERGIPE

FONÉTICA E FONOLOGIA

ARACAJU
2011
Resumo
Uma língua nunca é falada de maneira uniforme pelos seus usuários, ela está sujeita a muitas variações, estas que não podem ser consideradas erro, mas sim alternâncias de acordo com a região, época,situação, grupo social, etc. Com base nesta afirmação partimos em busca das comprovações, estas que foram coletadas em entrevistas realizadas em Itaporanga D’Ajuda com o intuito de Identificar as variantes lingüísticas dos entrevistados e transcrever foneticamente os sintagmas que mais se destacaram nas falas dos mesmos.

Palavras – Chave: Variantes Linguísticas. Itaporanga D’Ajuda. Fonética.INTRODUÇÃO

Uma língua nunca é falada de maneira uniforme pelos seus usuários: ela está sujeita a muitas variações, estas que não podem ser consideradas erro, mas sim alternâncias de acordo com a região, época, situação, grupo social, etc. Com base nesta afirmação partimos em busca das comprovações, estas que foram coletadas em entrevistas realizadas em Itaporanga D’Ajuda com o intuito deIdentificar as variantes lingüísticas dos entrevistados, observar os processos fonológicos mais ocorrentes e transcrever foneticamente os sintagmas que mais se destacaram nas falas dos mesmos.
O trabalho constitui-se em uma pesquisa de campo realizada no município de Itaporanga D’Ajuda, localizado em Sergipe. Esta pesquisa de campo foi realizada através de entrevistas aos moradores que possuem idadeacima de 50 anos e que residem no citado município. A transcrição fonética da maioria das entrevistas, que aconteceram de uma maneira bastante informal para facilitar a espontaneidade do entrevistado, encontra-se no desfecho do trabalho.
O campo empírico trata-se do município de Itaporanga D'Ajuda que surgiu em 28 de março de 1938, da evolução da vila de mesmo nome. Esta havia surgido, por sua vez,em 1854, da evolução da antiga Freguesia de Nossa Senhora D'Ajuda do Itaporanga, evolução da antiga povoação pertencente a São Cristóvão, chamada simplesmente de Itaporanga. A emancipação política com São Cristóvão ocorrera em 1845, no religioso, quando se cria a Freguesia, e politicamente, a emancipação se dá em 1854, quando se cria a Vila de Itaporanga. Localiza-se a 29 km da capital de Sergipee em 2010 possuía uma população de 30.419 habitantes. A escolha deste município ocorreu para provarmos que apesar de localizar-se tão próximo à capital ainda podemos identificar as variantes.
Colhemos ao todo 09 (nove) gravações de áudios dos entrevistados, destas selecionamos algumas frases e analisamos de acordo com sua classificação. Lembrando que as variações lingüísticas ocorrem de:
* Deépoca para época: o português de nossos antepassados é diferente do que falamos hoje;
* De região para região: o carioca, o baiano, o paulista e o gaúcho falam de maneiras nitidamente distintas;
* De grupo social para grupo social: pessoas que moram em bairros chamados nobres falam diferente dos que moram na periferia. Costuma-se distinguir o português das pessoas mais prestigiadassocialmente (impropriamente chamada de fala culta ou norma culta) e o das pessoas de grupos sociais menos prestigiados (a fala popular ou norma popular);
* De situação para situação: cada uma das variantes pode ser falada com mais cuidado e vigilância (a fala formal) e de modo mais espontâneo e menos controlado (a fala informal). Um professor universitário ou um juiz falam de um modo na faculdade ouno tribunal e de outro numa reunião de amigos, em casa e em outras situações informais.

Sendo que todas essas formas foram identificadas nas falas dos entrevistados, exemplo disso é que fazendo uma comparação fonética com as falas dos entrevistadores-pessoas mais jovens, aracajuanos e acadêmicos - percebemos certa diferença para a fala dos entrevistados. Em contra partida verificou-se que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Madeira plástica
  • Madeira plástica
  • madeira plastica
  • madeira plastica
  • Madeira plástica
  • madeira plastica
  • Madeira Plastica
  • Madeira plastica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!