Macunaíma

Páginas: 5 (1119 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2014
Análise da obra Macunaíma, de Mário de Andrade


1- Comparando o herói Macunaima, de Mário de Andrade, ao herói Peri, de José de Alencar:

a) Explique por que Mário de Andrade faz uma revisão do indianismo romântico;
Os modernistas visavam reconstruir a cultura nacional. Desse modo, Mário de Andrade substitui Peri, o heroi virtuoso, característico do período romântico, por Macunaíma, umanti-heroi, mais precisamente um “heroi sem caráter”. 

b) Aponte as semelhanças existentes entre os projetos literários dos dois escritores;
Ambos visavam uma identidade nacional, cada um a seu jeito. Os dois defendiam o uso de uma linguagem brasileira, com a escrita da pronúncia brasileira e não portuguesa das palavras. 

2- No capítulo IX, carta pras Icamiabas, ocorre o emprego de umalinguagem erudita e complexa, feita como paródia, visa criticas certos setores da cultura brasileira. Identifique-os.
A carta é uma paródia da linguagem formal, e com um uso de palavras eruditas, descrevendo São Paulo, mas querendo pedir dinheiro para as Icamiabas. Uma crítica aos parnasianos, com construções gramaticais e vocabulário requintados. Há também uma crítica ao povo, que fala uma língua eescreve em outra. E há ainda crítica ao capitalismo, quando Macunaíma diz que o dinheiro é o "curriculum vitae" da Civilização. Ironicamente critica os políticos, destacando sua honestidade.

3- Por que se pode afirmar que Macunaíma possui influência do surrealismo? Retire elementos da obra que comprovem sua resposta.
No livro estão presentes traços como o sonho, quando muitas vezes o heroisonha e as pessoas em sua volta interpretam as situações; ou a fantasia, sendo o mito fator principal da obra, que é cheia de lendas e contos. Além disso, existe certa falta de lógica, como no trecho: ''[...] Macunaíma anda légua e meia e chega ao Nordeste, anda légua e meia e chega ao sul do país[...]''. Estas são as principais marcas do surrealismo em Macunaíma.

4. A propósito das três raças -oíndio, o branco e o negro - fundamentais na formação étnica nacional, é dada uma versão para a origem delas.

a) Qual é essa versão?
Macunaíma e seus dois irmãos, negros, chegaram a uma cova encantada onde Macunaíma banhou-se e ficou branco. Seu irmão também quis ficar branco, mas a água já estava tão suja que ele apenas conseguiu ficar bronzeado. Tendo sobrado tão pouca água, seu outro irmãoconseguiu apenas molhar e clarear as palmas dos pés e das mãos.

b) Qual é a origem dessa versão? 
Essa versão tem origem de uma lenda chamada “A Origem das Raças”: Deus, ao ver a tristeza de três órfãos negros, avisa que há uma fonte em que eles poderiam se banhar para ficarem brancos.

5- O universo da magia, da religião e do misticismo assume papel de capital importância na obra, pois é eleque dá coerência a um mundo lendário e absurdo.

a) Sendo o absurdo incorporado com naturalidade em muitas lendas indígenas que integram Macunaíma, por que se pode afirmar que o Surrealismo não foi uma descoberta exclusiva de André Breton, em 1924?
O surrealismo já estava presente em todas as crenças e lendas das antigas civilizações, servindo de fundamento ao real.

b) Qual é a religião deMacunaíma?
Macunaima não tem uma só religião, vindo a ser o expoente do sincretismo religioso brasileiro, professando simultaneamente o catolicismo, o espiritismo e a macumba, misturados ainda aos rituais e crenças indígenas. 

c) Qual é a semelhança entre essa postura da personagem e a postura dos brasileiros em geral diante da religião?
Mário de Andrade escreveu Macunaima visando metaforizaro povo brasileiro: seu folclore, tradições e religiões mostram que o Brasil é um país cuja população é uma mistura de raças. O sincretismo religioso de Macunaíma pode ser observado na população brasileira.

d) Que possíveis explicações de ordem histórica e cultural podem ser atribuídas a esse fenômeno?
Com a influência das crenças europeias e africanas, os conceitos e tradições indígenas no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • macunaíma
  • Macunaíma
  • macunaima
  • macunaima
  • macunaima
  • Macunaima
  • macunaíma
  • Macunaima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!