Conhecimento Verdadeiro

1086 palavras 5 páginas
Trabalho de Filosofia

Direito
1. Conhecimento: Investigar as condições do conhecimento (verdadeiro)
Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo Richard Rorty, o entendimento da grande maioria dos filósofos, “conhecer é representar cuidadosamente o que é exterior a mente”
Existindo sempre dois elementos básicos:
Um sujeito conhecedor(nossa consciência, nossa mente) e
Um objeto conhecido (a realidade, o mundo, os inúmeros fenômenos).
Só haveria conhecimento se o sujeito conseguisse representar mentalmente o objeto.
Sendo que a importância do sujeito (idealismo) ou do objeto(realismo ou materialismo) se alternam no grau de importância dependendo da corrente filosófica.

2. Possibilidades do conhecimento (capacidadde de conhecer a verdade (âmbito)
As teorias Realistas do conhecimento dizem que as percepções que temos dos objetos são reais variando o grau de intensidade, porém seguindo seus princípios básicos o objeto é sempre determinante no processo do conhecimento.
Segundo as teorias Idealistas do conhecimento o sujeito é que predomina em relação ao objeto. Ou seja, as construções mentais das idéias dependem da capacidade de percepção do sujeito. Portanto o que existiria como realidade seria a representação que o sujeito faz do objeto, também se alternando o grau de importância dependendo da corrente filosófica.
Sobre o conhecimento da verdade, existem duas correntes antagônicas. De acordo com o Ceticismo é impossível conhecer a verdade, já o Dogmatismo defende a possibilidade do conhecimento da verdade.
Quando as corrente filosóficas entrem nesta discussão elas se referem à idéia de conhecer como o objeto é na sua essência, de forma intrínseca e sua realidade essencial
As correntes do ceticismo se dividem em absoluto, ou seja, tudo é ilusório, pois nada podemos conhecer com total certeza. Devido a duas fontes principais de erros. Os sentidos e a razão que podem nos enganar e induzir ao erro. Os críticos do ceticismo absoluto

Relacionados