Macroeonomia

10937 palavras 44 páginas
FACULDADE DE AMAMBAI

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ADMINISTRAÇÃO – ECONOMIA I

MACROECONOMIA

A macroeconomia trata da evolução da economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados, como renda e produto nacionais, investimento, poupança e consumo agregados, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moedas e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio.

POLÍTICA MACROECONOMICA

A política macroeconômica é integrada pelo conjunto de medidas governamentais destinadas a influir sobre a marcha da economia no seu conjunto.

METAS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA

São as seguintes as metas de política macroeconômica:

1) Alto nível de emprego (estabilização do nível de atividade e do emprego);

2) Estabilidade de preços;

3) Distribuição de renda socialmente justa;

4) Crescimento econômico.

As questões relativas ao emprego e inflação são consideradas como conjunturais, de curto prazo, constituindo-se nas chamadas políticas de estabilização, enquanto as outras são de longo prazo.

1) A QUESTÃO DO ALTO NÍVEL DE EMPREGO:

Com o surgimento do sistema capitalista de produção e conseqüente utilização do trabalho assalariado em larga escala, emerge o mercado de trabalho como uma instituição fundamental ao funcionamento da economia. De uma forma bastante ampla, ele pode ser entendido como a compra e venda de serviços de mão-de-obra, representando o local onde trabalhadores e empresários se confrontam e, dentro de um processo de negociações coletivas que ocorre algumas vezes com a interferência do Estado, determinam conjuntamente os níveis de salários, o nível de emprego, as condições de trabalho e os demais aspectos relativos às relações entre capital e trabalho.

A ATIVIDADE ECONÔMICA E O COMPORTAMENTO DO MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho não pode ser analisado isoladamente do contexto da economia. As modificações das principais variáveis que o determinam

Relacionados

  • macroeonomia
    2428 palavras | 10 páginas
  • EPI_CAP2_INTAECONOMIA
    1799 palavras | 8 páginas
  • Recursos humanos
    15781 palavras | 64 páginas
  • atps
    16724 palavras | 67 páginas