Maconha

Páginas: 7 (1549 palavras) Publicado: 21 de junho de 2013
TRABALHO DE ÉTICA
LIBERAÇÃO DO USO DA MACONHA













INTRODUÇÃO

Muito se tem discutido e publicado sobre a maconha e as implicações que seu uso e respectivamente, o tráfico, resultam.
A revista Super Interessante edição de agosto de 2002, publicou a reportagem “a verdade sobre a maconha” em que aponta os interesses morais, políticos e econômicos como as verdadeiras razõesdos contra-partidários à sua legalização, e não os argumentos científicos que se referem à saúde.
O presente trabalho pretende abordar o cenário em que se contextualiza o embate quanto à legalização da maconha.
Porém antes de apontarmos os conceitos e embates sobre o tema, faremos uma breve apresentação da planta que dá nome ao tema do nosso trabalho.








1. A MACONHA
Trata-se deuma erva cujo nome científico é Cannabis Sativa. Em latim Cannabis significa cânhamo, que denomina o gênero da família da planta, e sativa diz respeito à cultura plantada ou semeada, e indica a espécie e a natureza do desenvolvimento da planta. Cannabis Sativa é uma planta originária da Ásia Central, com extrema adaptabilidade no que se refere ao clima, altitude, solo, apesar de haver umavariação quanto à conservação das suas propriedades psicoativas. Seu cultivo requer clima quente e seco e umidade adequada do solo (Nahas, 1986; Bergeret & Leblanc, 1991; Costa & Gontiès, 1997; MacRae & Simões, 2000; Gontiès & Araújo, 2003).
Suas folhas trazem um composto químico psicoativo delta-9-tetrahidrocanabinol, o chamado THC. O THC é uma resina produzida pela planta para proteger suas folhas eflores do sol forte.
Seu uso data de séculos e conta com um histórico de segregação, pois era associado aos povos que viviam a margem da sociedade. No Brasil a maconha era vista como "coisa de negro", que utilizavam a erva nos terreiros de candomblé para facilitar a incorporação, há também registro de seu uso por agricultores depois do trabalho, nas regiões mais remotas do país. Na Europa, foiassociada aos imigrantes árabes e indianos e aos incômodos intelectuais boêmios. Nos Estados Unidos, quem fumava eram os cada vez mais numerosos mexicanos – meio milhão deles cruzou o Rio Grande entre 1915 e 1930 em busca de trabalho.



2. A MACONHA E SEUS EFEITOS
No Brasil o consumo da maconha é proibido por lei, e o maior dos argumentos para a proibição são os danos causados a saúde.
Amaconha é uma das drogas que causam intoxicação mais branda, não havendo relatos de mortes induzidas unicamente pelo seu consumo. Porém, é muito comum encontrar níveis de THC sanguíneos naqueles que chegam aos hospitais com overdose por outras drogas.
Logo após o seu consumo, surge a sensação de estar "alto", com euforia, sensação de prazer, diminuição da ansiedade, relaxamento e aumento dasociabilidade. Porém, em pessoas que a usam pela primeira vez ou naquelas com predisposição para distúrbios psiquiátricos como ansiedade e depressão, os sintomas podem não ser tão prazerosos, ocorrendo ataques de pânicos, profunda sensação de tristeza, crises de ansiedade e isolamento do grupo.
Sobre os efeitos maconha, citamos a Drª. Regina Lúcia Moreau em artigo publicado no site consciências net emvinte e dois de dezembro de dois mil e quatro:
“a maconha tem potencial de induzir dependência, mas é menor do que o do tabaco. Ou seja, é mais fácil uma pessoa se tornar dependente do tabaco do que da maconha”.
Entretanto, para o Drº. Rodrigo Marot, conforme artigo publicado pelo site psicosite.com.br em quinze de outubro de dois mil e quatro, o uso da maconha não pode ser comparado ao uso docigarro ou álcool em pequenas quantidades. O cigarro não é saudável, mas, não possui o efeito psicotrópico da maconha, e é justamente sob este aspecto que fica a diferença, segundo o mesmo, quando alguém usa maconha, tem como finalidade alcançar um estado diferente do normal; já a pessoa que fuma o cigarro esta a procura de status ou prazer.
O uso contínuo causa efeitos crônicos e graves como o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maconha
  • maconha
  • Maconha
  • maconha
  • maconha
  • maconha
  • Maconha
  • MACONHA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!