Machoesterilidade

1458 palavras 6 páginas
SISTEMAS REPRODUTIVOS
DE PLANTAS CULTIVADAS

4

I. INTRODUÇÃO

O conhecimento do sistema reprodutivo das espécies a serem melhoradas é de fundamental importância para o melhorista.
O tipo de reprodução é de fundamental importância na escolha dos métodos que serão utilizados para o melhoramento de determinada espécie (Poehlman, 1990).
II. TIPOS DE REPRODUÇÃO
Existem dois modos de reprodução de plantas: sexual e assexual. A reprodução sexual se caracteriza pela formação de gametas (meiose), fusão dos gametas masculino e feminino
(fertilização) para formação de um embrião e posteriormente da semente. Já na reprodução assexual ou vegetativa, novas plantas são formadas através de órgãos vegetativos especializados.

Sistemas Reprodutivos de plantas cultivadas

11

Bespalhok, Guerra e Oliveira
III. PLANTAS DE REPRODUÇÃO ASSEXUAL
A reprodução assexual não envolve a fusão de gametas. As novas plantas são obtidas pela divisão celular (mitose) através de vários órgãos vegetativos tais como: raízes, tubérculos, estolões, colmos, manivas, rizomas, rebentos, estacas, borbulhas ou por cultura de tecidos. Em algumas espécies as sementes são formadas sem passarem pela meiose e fertilização, num processo conhecido como apomixia.
Alguns exemplos de espécies vegetais propagadas através da propagação vegetativa com os respectivos órgãos são apresentados na Tabela 1. Um grupo de plantas propagadas vegetativamente de uma única planta (um único genótipo) constitui-se num clone.
As plantas propagadas vegetativamente são caracterizadas pelo alto grau de heterozigose. Quando propagadas por via sexual, sua progênie (descendência) apresenta alta segregação.
Apomixia
A apomixia é um tipo de reprodução assexuada que consiste na produção de sementes sem que antes ocorra fertilização, tendo como resultado sementes que são geneticamente idênticas à planta mãe. A apomixia é frequentemente associada à poliploidia, embora possa ocorrer em espécies diplóides como, por exemplo, em
Citrus.
A apomixia

Relacionados

  • Melhoramento Questoes
    2045 palavras | 9 páginas
  • Banco germoplasmas
    426 palavras | 2 páginas
  • Plantas Al gamas Parte 1
    4269 palavras | 18 páginas
  • agronomia
    44902 palavras | 180 páginas