Macambira

Páginas: 3 (528 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
MACAMBIRA, José Rebouças. A Estrutura Morfo-Sintática do
Português, 7ª Ed. , Pioneira, São Paulo, p.125-143, p.223-233

No texto “As Categorias Duplas”, Macambira explicaque o infinitivo, o particípio, o gerúndio e os interrogativos-relativos pertencem a essas Categorias. Comprova tal afirmação quando cita a simultaneidade de cada caso, da seguinte maneira: oinfinitivo é verbo e substantivo; o particípio é verbo e adjetivo; o gerúndio é verbo e advérbio; os interrogativos são interrogativo-relativo e conectivo oracional. É importante lembrar que os casos ocorremno mesmo momento da fala expressa pelo texto. Vejamos alguns exemplos:
Ex. 1. Não consigo aprender piano
de verbo passou para substantivo, é objeto direto de consigo, já como verbo o objetodireto é piano.
Ex. 2. Não quero comer goiaba.
de verbo passou para substantivo, é objeto direto de quero, já como verbo o objeto direito é goiaba.
Quanto ao texto em que Macambira ressalta osprocessos sintáticos, o autor informa que as funções sintáticas se manifestam de cinco maneiras: sistema posicional; sistema casual; sistema tonal; sistema preposicional; sistema semântico.

No sistemaposicional: a posição antes, com relação ao verbo, indica o sujeito: a posição depois indica o objeto direto (ex. O lobo matou o tigre). É importante observamos que no sistema posicional, caso haja,uma mudança de posição ou seja de (suj.+verb.+comp.), para (comp.+verb.+suj.) a significação torna-e diversa, duvidosa ou confusa. Já em orações interrogativas (Ex. Quem o professor procura?) há duasposições antes: a imediata que denota o sujeito (quem) e a mediata (o professor) denota objeto direto. Também em algumas orações adjetivas, ocorre o mesmo fenômeno sintático ao das oraçõesinterrogativas.
Macambira enfatiza a exceção especial que atinge os interrogativos-relativos, uma vez que, as orações interrogativas e adjetivas são iniciadas por termos interrogativos o qual é o mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • córrego macambira
  • O coronel de Macambira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!