Macacos

Páginas: 2 (423 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2014
Macaco é um termo de origem africana (provavelmente do banto: makako) 1 utilizado como designação comum a todas as espécies de símios ouprimatas antropóides, aplicada no Brasil, restritivamente,aos cebídeos (ou macacos do Novo Mundo) em geral. No sentido estrito, macaco refere-se às espécies de primatas pertencentes ao género Macaca.
A designação "mico", (miko) se origina segundo Aurélio docaraíba (karib) continental, bastante usada no Brasil, costuma aplicar-se às espécies do gênero Cebus, no Sul, e às espécies de pequeno porte, ou saguis, no Norte. O termo sagui é de origem tupi e tambémdesigna os macacos calitriquídeos de pequeno porte. Vivem nas florestas, savanas e pântanos das regiões tropicais. Na América do Sul e Central, habitam principalmente as florestas úmidas. A maioriados macacos é arborícola (vivem em árvores). Apenas algumas poucas espécies, como os babuínose mandris, preferem o solo. Alimentam-se de folhas, frutos, sementes,pequenos anfíbios, caramujos e pássaros.
A classificação científica também se vale desse esquema de adjetivação. Por exemplo no gênero Cebus entramos espécies designadas por libidinosus (macaco prego), ruivo, robustus, etc. Ainda nessaclassificação alguns deles são associados à demônios como o Beelzebuth (Ateles belzebuth) e o Satanás (Chiropotes satanas) ou se referem à lendas como por exemplo a dos cércopes salteadores de forçadescomunal que assaltavam e matavam os viajantes da antiga Grécia. Conta-se que, no seu atrevimento, chegaram a atacar Hércules, enquanto dormia mas, ao acordar, ele os dominou com facilidade, tratou deamarrá-los e pretendia vendê-los como escravos. No caminho do mercado, os cércopes, mesmo amarrados, fizeram tantas brincadeiras e piadas que o herói findou por soltá-los. Contudo Zeus, o senhor dos homense dos deuses do Olimpo, não foi tão piedoso e transformou os cércopes em macacos.
“Macaco velho não mete a mão em cumbuca”.
"Macaco velho não aprende arte nova".
“Macaco que pula muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • macaco
  • macacos
  • macaco
  • macacos
  • Macacos
  • o macaco
  • macaco
  • Os macaco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!