MA31G_CALCULO_DIF_INTEGRAL1_E11

1649 palavras 7 páginas
Ministério da Educação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Cornélio Procópio

PLANO DE ENSINO

CURSO Engenharia Elétrica
MATRIZ
42

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução nº 79/06 aprovada pelo COEPP em 20/10/2006 Resolução nº 36/07 aprovada pelo COEPP em 21/06/2007

DISCIPLINA/UNIDADE CURRICULAR
CÓDIGO
PERÍODO

CARGA HORÁRIA (horas)
Calculo Diferencial e Integral 1
MA31G


Teórica
Prática
Total

90
-
90

PRÉ-REQUISITO
Não há pré-requisitos
EQUIVALÊNCIA
MA31G (31)

OBJETIVOS
Estabelecer os conceitos básicos do Cálculo Diferencial e Integral para funções de uma variável real a fim de levar o aluno a se familiarizar com a linguagem da matemática e com os métodos de construção do conhecimento matemático, bem como capacitar os alunos para a resolução de problemas relacionados à área específica de formação.

EMENTA: Sistematização dos Conjuntos Numéricos. Sistema Cartesiano Ortogonal. Relações e Funções no Espaço Real Bidimensional. Limites e Continuidade de Funções Reais de Variável Real. Estudo das Derivadas de Funções Reais de Variável Real. Estudo da Variação de Funções através dos Sinais das Derivadas. Diferencial. Estudo dos Diferenciais e suas Aplicações. Fórmula de Taylor e de McLaurin. Estudo das Integrais Indefinidas. Estudo das Integrais Definidas. Aplicações dos Integrais Definidas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
ITEM
EMENTA
CONTEÚDO
1
Sistematização dos Conjuntos Numéricos.

Conjunto dos números reais e a reta real; Desigualdades; Valor absoluto; Intervalos reais.
2
Sistema Cartesiano Ortogonal. Relações e Funções no Espaço Real Bidimensional.

Sistema cartesiano ortogonal; Definição de relação e de função; Operações Aritméticas sobre funções; Composição de funções; Translações; Reflexões; Alongamentos e Compressões; Funções pares e ímpares; Funções definidas por partes; Famílias de funções: modular, polinomiais, racionais, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas, Funções inversas.
3
Limites e Continuidade de Funções Reais de Variável

Relacionados