Métodos estatisticos aplicados a engenharia

Páginas: 71 (17671 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Métodos Estatísticos para Engenharia – Tenham “coragem” já dizia o mestre!!!

Capítulo 02:
Dados estatísticos obtidos de observações, experimentos e algumas séries de medidas são muitas vezes tão numerosos que se tornam inúteis a menos que possam ser condensandos, ou reduzidos para uma forma mais adequada. Começaremos com o uso de gráficos simples, depois na seção 2.2 e 2.3 trataremos comproblemas relacionados a agrupamento de dados e a apresentação gráfica de como estes dados agruparam-se; na seção 2.4 nós discutiremos uma forma relativamente nova de apresentar agrupamento de dados.
Algumas vezes o gráfico pode ser satisfatórios exatamente para aquela apresentação de dados como eles são, ou seja, eles falam por si mesmos e em outras ocasiões torna-se necessário pegar um conjuntode dados e tabular os resultados ou apresentar de forma gráfica. Contudo, muitas vezes os dados tem de ser resumidos e nas seções 2.5 a 2.7 nós introduziremos algumas das melhores descrições estatísticas usadas.

2.1 – Diagrama de Pareto e Diagrama de Pontos:

Dados precisam ser coletados para fornecerem informações vitais para se resolver problemas de Engenharia. Uma vez reunidos estesdados, eles podem ser descritos e analisados para produzir informações resumidas. Representações gráficas podem muitas vezes ser o meio mais efetivo para transmitir esta informação. Para ilustrar a potência de um gráfico técnico, nós primeiro descreveremos um diagrama de Pareto. Esta exposição que ordena cada tipo de falha ou defeito de acordo com sua frequência, podendo socorrer Engenheiros aidentificar importantes defeitos e sua causa. Quando uma companhia identifica um processo como candidato a uma melhoria, o primeiro passo é coletar dados da frequência de cada tipo de erro. Por exemplo, para um controle por computador onde a performance estava bem abaixo da esperada trabalhadores registraram as seguintes causas e suas frequências: flutuação da energia (06), controlador não estável (22),erro do operador (13) ferramentas usadas e não trocadas (02) e outras causas (05). Estes dados são apresentados como um diagrama de Pareto na figura 2.1 Este diagrama descreve graficamente a lei empirica de Pareto: qualquer quantidade de enventos consiste em alguns maiores e outros menores. Tipicamente, dois ou três elementos serão considerados para mais do que a metade da frequência total. Assim,22 ou 100*(22/48) = 46% são erros devido a instabilidade do controlador e 22+13 = 35 ou 100*(35/48) = 73% são erros devido ou a instabilidade do controlador ou a erros do operador. A porcentagem acumulada pode ser mostrada na fig. 2.1 como um gráfico de linha cuja escala fica no lado direito do gráfico como na figura 14.2.
No contexto da melhoria da qualidade, queremos selecionar poucas dasmaiores oportunidades dentre as muitas oportunidades menores de melhorias. Este grafico evidencia a importância de reduzir a frequência do mal comportamento do controlador, uma meta inicial que pode cortar as causas quase pela metade e como um segundo passo em direção a melhoria do processo, dados são coletados do desvio da velocidade de corte de um conjunto de valores alvo a serem controlados. Ossete valores observados estão demonstrados no gráfico de pontos da figura 2.2. O diagrama de ponto resume a informação de como a situação se encontra, geralmente, sendo organizado rapidamente. Nos capítulos 13 e 14 nós desenvolveremos projetos de experimentos eficientes e métodos para identificar fatores das causas primárias que contribuem na variabilidade da resposta como a velocidade de corte.Quando o número de observações é pequeno é difícil para identificar qualquer padrão de variação. Ainda é uma boa solução para demonstrar os dados e analisar-mos características incomuns.
2.2 – Distribuição de Frequência

Trata-se de uma tabela que divide um conjunto de dados de acordo com o número adequado de classes ( categorias) mostrando também o número de ítens pertencente a cada classe....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MÉTODOS ESTATÍSTICOS APLICADOS A ENGENHARIA FLORESTAL
  • Métodos Estatísticos Aplicados à Epidemiologia
  • métodos estatísticos aplicados a fisica
  • OS MÉTODOS ESTATÍSTICOS DE PREVISÃO NA ENGENHARIA
  • Método ágil aplicado à engenharia
  • Banner Integrador MODELOS ESTATÍSTICOS APLICADOS A ENGENHARIA
  • A Importancia Dos Metodos Didaticos Aplicados Ao Ensino De Calculo Para Engenharia
  • 2015 1 CST Gestao Qualidade 3 Metodos Estatisticos Aplicados 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!