MÉTODOS ESTATÍSTICOS APLICADOS A ENGENHARIA FLORESTAL

347 palavras 2 páginas
Possibilidades de Resultados no esquema de parcelas subdivididas.

a) Estudar os efeitos dos tratamentos secundários em cada tratamento principal.
b) Estudar os efeitos dos tratamentos principais em cada tratamento secundário.

Resumo de artigo cientifico com utilização de parcelas subdivididas:

AVALIAÇÃO DA TENSÃO DE CRESCIMENTO EM CLONES DE Eucalyptus

As tensões de crescimento originam-se na região cambial dos troncos das árvores, durante a maturação das paredes celulares. Essas tendem a contraírem-se longitudinalmente e simultaneamente expandirem-se lateralmente. Estas tensões de crescimento estão em equilíbrio enquanto a árvore está de pé, mas tão logo ela é cortada, ocorrem imediatamente deformações e rachaduras nos topos de toras, em função da modificação do estado de equilíbrio que vigorava durante o crescimento (Ferrand, 1983)

Os objetivos do presente trabalho foram avaliar a magnitude da tensão de tração longitudinal em árvores de 11 clones de Eucalyptus, verificar a variabilidade existente entre os clones e a variação em duas posições longitudinais (1,3 e a 3 m de altura).

A avaliação experimental considerou o delineamento inteiramente casualizado, com três repetições (árvores), disposto em parcela subdividida, onde o efeito do clone é a parcela e a posição longitudinal (1,30 e 3 metros de altura) representa a subparcela.

Os tratamentos foram divididos em parcela e subparcela, na tabela da ANAVA logo abaixo da fonte de variação está o tratamento clone (C), os resíduos estão representados como ‘’Erro a’’ e ‘’Erro b’’, a Posição (P) representa o segundo tratamento que são as as posições longitudinais, e a interação entre os fatores está exemplificada na relação como P X C. O efeito de clone foi altamente significativo, indicando a existência de uma grande variação entre os materiais avaliados, tanto para a DRL como para a TCL; Os efeitos de posição longitudinal e interação clone x posição

Relacionados

  • Geoprocessamento Livro
    40937 palavras | 164 páginas
  • 364 Df72ba7d 885f 4d00 A04e B4011ad1dd6a 2015 04 28
    218502 palavras | 875 páginas