Luminotécnica

Páginas: 15 (3589 palavras) Publicado: 11 de maio de 2012
1 - INTRODUÇÃO

Comparando a época que a luz artificial começou a ser utilizada com os dias atuais, constata-se que foi grande o passo dado pela indústria da iluminação no século XX. Desde a lâmpada criada por Thomas Edison até os produtos disponíveis hoje, houve um avanço espantoso. As novas tecnologias sempre causam esse tipo de conflito, da vantagem tecnológica contra o custo deinvestimento. O problema enfrentado por Edison também ocorre hoje em dia, com as novas tecnologias. Devido a essa problemática é que as lâmpadas de descarga se sobressaíram, pois apesar de terem um maior valor econômico, a vida útil é maior o que então compensaria o investimento.

2 - HISTÓRIA

Desde tempos imemoriais, sempre foi preocupação do homem dotar suas moradias de meios adequados para suprir afalta da luz natural. O primeiro recurso foi, naturalmente, o fogo, que produz calor e luz, obtido pela queima de madeira, carvão e outros. As antigas lâmpadas eram fabricadas em cerâmica ou metal, possuíam uma alça para se segurar e um pavio na outra extremidade e utilizavam algum óleo como combustível.
Com o advento do petróleo, o gás passou a ser utilizado na iluminação. No Brasil, em 1851,Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, iniciou a iluminação de ruas por meio do famoso lampião a gás.
As primeiras lâmpadas a utilizarem a eletricidade foram as lâmpadas a arco voltaico.
No fim do século XIX, através de Thomas Alva Edison, surgiram as primeiras lâmpadas elétricas incandescentes, que, por se revelarem mais práticas para produzir luz, passaram a ser utilizadas em largaescala.

3 - LÂMPADAS INCANDESCENTES

A lâmpada incandescente foi a primeira a ser desenvolvida e ainda hoje é uma das mais difundidas. A luz é produzida por um filamento aquecido pela passagem de corrente elétrica alternada ou contínua (efeito joule). O filamento opera em uma temperatura elevada e luz é somente uma parcela da energia irradiada pela transição de elétrons excitados para órbitasde maior energia devido à vibração dos átomos.
As primeiras lâmpadas incandescentes surgiram por volta de 1840 e utilizavam filamento de bambu carbonizado no interior de um bulbo de vidro a vácuo. Seguiram-se as lâmpadas com filamento de carbono, até que, por volta de 1909, Coolidge desenvolveu um método para tornar o tungstênio mais dúctil e adequado para a elaboração de filamentos uniformes portrefilação. A característica de emissão, as propriedades mecânicas e o seu elevado ponto de fusão (3655 K) foram determinantes na escolha do tungstênio como o material mais adequado para fabricação de filamentos para lâmpadas incandescentes.
As lâmpadas incandescentes podem ser classificadas de acordo com a sua estrutura interna em convencionais ou halógenas.

3.1 - Lâmpadas IncandescentesConvencionais

A lâmpada funciona através da passagem de corrente elétrica pelo filamento de tungstênio que, com o aquecimento (efeito joule), gera luz. Este filamento é sustentado por três ou quatro suportes de molibdênio no interior de um bulbo de vidro alcalino (suporta temperaturas de até 370 °C) ou de vidro duro (suporta temperaturas de até 470 °C), Sua oxidação é evitada pela presença de gásinerte (nitrogênio ou argônio a pressão de 0,8 atm) ou vácuo dentro do bulbo que contém o filamento. O bulbo apresenta diversos formatos, sendo a forma de pêra a mais comum, podendo ser transparente ou com revestimento interno de fósforo neutro difusor.
A base da lâmpada incandescente tem por finalidade fixar mecanicamente a lâmpada em seu suporte e completar a ligação elétrica ao circuito deiluminação. A maior parte das lâmpadas usa a base de rosca tipo Edison. Elas são designadas pela letra E seguidas de um número que indica aproximadamente seu diâmetro externo em milímetros. É constituída de uma caneca metálica, geralmente presa com resina epóxi sobre o bulbo. Existem outras padronizações, por exemplo, baioneta e tele-slide, ambas utilizadas em lâmpadas miniatura. As lâmpadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Luminotecnica
  • Luminotecnica
  • Luminotécnica
  • luminotecnica
  • Luminotécnica
  • Luminotécnica
  • Luminotecnica
  • Luminotécnica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!