Luiz Seabra Natura

Páginas: 7 (1598 palavras) Publicado: 26 de março de 2015
O visionário criador de uma das maiores empresas de cosméticos do país está convicto que sucesso é resultado da paixão pelo que se faz
“É em virtude do Uno [unidade] que todas as coisas são coisas”
Luiz não tinha ideia do que aquilo significava. Era apenas um garoto de 16 anos e não costumamos nos preocupar com muita coisa nessa idade. Mas algo, naquela frase, o cativou e, mesmo sem saberexatamente o que queria dizer, guardou as palavras na mente. "Na ocasião, eu não entendi a frase, mas ela me comoveu de tal forma e começou a me insinuar tantas coisas que eu descobri que, independente da nossa inteligência racional, nós temos também a inteligência do coração”.
Mais tarde, aquele menino que não entendia nada de cosméticos e que achava que beleza era preocupação só de mulher, acaboudescobrindo que a enigmática frase do filósofo grego Plotino resumia, belamente, a missão que ele tinha pela frente.
"O que nos anima e o que particularmente nos entusiasma é o fato de que os valores que caracterizam a nossa cultura empresarial são absolutamente universais. E é por isso que acreditamos que tem um grande espaço no mundo para o desenvolvimento da Natura"
Essa passagem diz muito sobrequem é e no que acredita Luiz Seabra, fundador da Natura, empresa líder no mercado nacional de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal. Mas para chegar a esse patamar, a empresa seguiu uma trajetória de muitos desafios e se beneficiou de aspectos fortes da personalidade de seu fundador para criar uma integração diferenciada com os consumidores.
Luiz Seabra sempre considerou a intuição umaferramenta forte de decisão. “O começo da nossa obra foi uma compilação de emoções, pensamentos, ideias e criações que mostravam que eu poderia criar uma linguagem que particularizasse por completo aqueles potinhos e creminhos que são, sim, iguais ao resto que encontramos no mundo, mas que seriam impregnados com meus sentimentos e pensamentos e, assim, poderiam prosperar.” Para Luiz, dois aspectos sãocruciais para o sucesso: identificação clara da necessidade a que se quer atender com o seu trabalho e, especialmente, responder com dedicação ao chamado da vida. "A criação da Natura correspondeu a esse questionamento, procurar entender que projeto a vida tinha pra mim. Mais que pensamentos, mais que a ambição concreta, havia emoção envolvida: a paixão pela linguagem que eu acreditava que estavanascendo. Eu acredito que, sem paixão pelo que se faz, o lucro demora a vir ou nem vem".
Luiz Seabra recita poesias em reuniões e se respalda nos ensinamentos de grandes filósofos. E sabe que seu estilo peculiar de ver a vida e os negócios, às vezes pode não ser bem entendido. "Incluir poesia, ou filosofia no mundo empresarial não é fácil, porque a gente pode parecer muito louco, e durante muitosanos foi assim que eu fui visto. A partir do momento em que você começa a ter êxito e aquilo se expressa na empresa, em valores de mercado, a poesia começa a ficar um pouco mais respeitada. Mas, de toda forma, isso não nasceu após o êxito, não. Isso me acompanhou, porque cada um de nós tem que buscar sentido nesse entardecer, e a filosofia sempre foi meu meio de buscar a divindade na nossaexistência".
O homem que acredita que o que faz é uma forma de alquimia aprendeu a praticar o silêncio e, desta forma, ouvir melhor o outro. E foi assim que, em 1969, Luiz abriu a primeira lojinha na Rua Oscar Freire, em São Paulo. Ali, descobriu que as pessoas não procuravam somente produtos de beleza. O que elas realmente queriam era melhorar a autoestima. Assim, Luiz acabou se tornando o primeiroconsultor da Natura, antecipando o modelo de vendas que seria adotado cinco anos depois, e que até hoje é um dos pontos fortes da empresa.
De lá pra cá, a empresa cresceu, lançou um portfólio inovador de produtos (em aspectos como design, utilização de elementos brasileiros e reaproveitamento de embalagens) e ganhou reforços: Pedro Passos e Guilherme Leal, os outros dois sócios que compartilham com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O verdadeiramente belo (Entrevista
  • Luiz Seabra
  • Antonio luiz seabra
  • Luiz seabra empreendedorismo
  • Case Antonio Luiz Seabra
  • trajetoria de Luiz seabra pra ser empreendedor
  • Luiz
  • Codigo de Seabra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!