Luiz Gonzafa

Páginas: 3 (590 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2013
Luiz Gonzaga do Nascimento  foi um compositor  popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião.2 Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira.Cantandoacompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino,ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado.
Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, ogenial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias,3 ganhou notoriedade com as antológicas canções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui NemJiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950).2

Início de vida

Luiz Gonzaga do Nascimento, nasceu numa sexta-feira no dia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara, povoado doAraripe, a 12 km de Exu (extremo oeste do estado de Pernambuco, , segundo filho de Ana Batista de Jesus (‘Mãe Santana’) e oitavo de Januário José dos Santos..
Deveria ter o mesmo nome do pai, mas namadrugada em que nasceu, seu pai foi para o terreiro da casa, viu uma estrela cadente e mudou de ideia. Era o dia de São Luís Gonzaga no mês do Natal, o que explica a adoção do sobrenome "Nascimento"5 .O lugar natal é no sopé da Serra do Araripe, e inspiraria uma de suas primeiras composições, "Pé de Serra". Seu pai trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão; tambémconsertava o instrumento.



Carreira

Foi com ele que Luiz aprendeu a tocá-lo. Não era adolescente ainda quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai.Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sudeste do Brasil.3 O gênero musical que o consagrou foi o baião.2 A canção emblemática...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Luiz
  • luiz
  • Luiz
  • Luiz
  • Luiz
  • luiz
  • luiz
  • luiz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!