loteamento estudo de caso

Páginas: 6 (1369 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Fundações

Fundações são elementos que têm por finalidade transmitir as cargas de uma edificação para as camadas resistentes do solo sem provocar ruptura do terreno de fundações. Uma das principais técnicas que desenvolvemos de edificações para as mais variadas finalidades, e como não poderia ser diferente, é da natureza que retiramos os meios para estas construções, manipulando minerais paraconseguimos os materiais que utilizamos e utilizando os solos para fincarmos as "raízes" das nossas edificações, raízes estas que são as fundações.
Chama-se fundação, a parte de uma estrutura que transmite ao terreno subjacente a carga da obra.
O estudo de toda fundação compreende preliminarmente duas partes essencialmente distintas:
a) cálculo das cargas atuantes sobre a fundação;
b)estudo do terreno.
Com esses dados, passa-se à escolha do tipo de fundação, tendo-se presente que:
a) as cargas da estrutura devem ser transmitidas às camadas de terreno capazes de suportá-las sem ruptura;
b) as deformações das camadas de solo subjacentes às fundações devem ser compatíveis com as da estrutura;
c) a execução das fundações não deve causar danos às estruturas vizinhas;
d) ao lado doaspecto técnico, a escolha do tipo de fundação deve atentar também para o aspecto econômico.




introdução aos tipos de fundações

Os principais tipos de fundação podem ser reunidos em dois grandes grupos: fundações superficiais e fundações profundas.
As primeiras, também chamadas rasas, são empregadas onde as camadas do subsolo imediatamente abaixo das estruturas são capazes desuportar as cargas; as segundas, quando se necessita recorrer a camadas profundas mais resistentes.
A fixação da profundidade que deve alcançar uma fundação, não é um problema fácil, pois são inúmeros os fatores que podem influenciar para que um solo não atenda a necessidade de esforço da fundação
























Fundações Superficiais ou Rasas

São fundações em que acarga é transmitida ao terreno, predominantemente pela pressão distribuída sob a base da fundação e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a 2 vezes a menor dimensão da fundação; compreende as sapatas, os blocos, as sapatas associadas, os radier e as vigas de fundação.
As fundações superficiais que também são chamadas de rasas ou diretas, são asfundações mais baratas e de simples execução que existem na construção civil. Isso se deve pela facilidade da construção dos elementos de fundação que dispensam equipamentos sofisticados, tanto na sua execução quanto na locação dos elementos no canteiro, e pelo fato de elas serem bem na superfície do terreno o que se dá o nome a elas.
As fundações superficiais podem ser ainda isoladas quando o elementosuporta apenas a carga de um pilar que passa pelo seu CG, ou excêntrica quando a resultante das cargas aplicadas não passa pelo CG da base, é o caso das fundações em divisa de terreno. Usualmente, uma fundação com carga excêntrica é associada por meio de uma viga de equilíbrio, com a de um pilar mais próximo.
Dos tipos de fundações superficiais entende-se que:
Os blocos - são elementos defundação superficial de concreto, geralmente dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura. Pode ter as faces verticais, inclinadas ou escalonadas e apresentar planta de seção quadrada, retangular, triangular ou mesmo poligonal. Usualmente são fabricados com concreto simples ou ciclópico e com grande altura para lhes conferirsua rigidez.
As sapatas - são elementos de fundação de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas não podem ser resistidas pelo concreto, de que resulta o emprego de armadura. Pode ter espessura constante ou variável e sua base em planta é normalmente quadrada, retangular ou trapezoidal.
Outra característica das sapatas é a sua pequena altura em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de caso
  • ESTUDO DE CASO: “CASO PINHEIRINHO”
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • estudo de caso
  • Estudo de caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!