Lombroso

Páginas: 4 (756 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2012
Cesare Lombroso

Cesare Lombroso nasceu em 06 de novembro de 1834 na cidade italiana de Verona. Durante sua vida, exerceu as profissões de professor, médico psiquiatra, antropólogo e político. Éconsiderado o fundador da Escola Positiva e elaborou a idéia mais marcante deste movimento. Sua principal teoria fora formulada com base na antropologia e estabelecia a relação entre característicasfísicas e mentais com a pré-disposição delitiva. Para ele alguns indivíduos não seriam completamente desenvolvidos, e tal situação seria identificável através de algumas características desenvolvidos, etal situação seria identificável através de algumas características físicas. Embora posteriormente as teorias de Lombroso tenham sido contestadas e desacreditadas cientificamente, seu principal legadofoi a necessidade de se estudar a origem do criminoso.

Vida e Obra de Lombroso
Aos 18 anos Lombroso ingressou na Universidade de Pavia, matriculando-se no curso de medicina. Em 1858, aos vinte etrês anos, foi laureado médico, iniciando em seguida o exercício da profissão na área da psiquiatria.
Logo após o início de suas atividades como psiquiatra, Lombroso passou a prestar assistênciamédica em penitenciárias da região de Turim. Seu grande talento para a medicina, bem como seu interesse pelo comportamento humano, renderam-lhe uma nomeação como médico militar.
Após sua passagem comomédico militar, Lombroso dedicou-se a psiquiatria por diversos anos, até ser nomeado diretor do manicômio da cidade de Pesaro, na Itália. Tal fato proporcionou uma aproximação com a questão dos doentesmentais, de forma que esta ligação entre este e seus pacientes originou uma série de estudos e trabalhos científicos. A experiência nesta área foi importante na produção de trabalhos que relacionavama demência com a delinquência.
Em 1867, o médico italiano esboçou algumas idéias sobre a motivação do criminoso em seu artigo intitulado Diagnosi Médico-Legali Studiate Co Metodo Experimentale....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lombroso
  • Lombroso
  • Lombroso
  • Lombroso
  • Lombroso
  • Lombroso
  • Lombroso
  • cesare Lombroso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!