Lombroso

Páginas: 4 (792 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2015
Parte superior do formulário
(Cesare Lombroso)Escola Positiva Italiana: Defendia que o indivíduo que cometia crimes já nascia com o status de criminoso, devido as suas características físicas(tamanho da testa, maxilar, dedos) e gene hereditário. Para essa escola, o crime surge como uma doença, diagnosticada por Cesare Lombroso, um médico defensor dessa teoria e que escreveu a obra chamada “Ocriminoso nato”.
(Émile Durkheim)Escola Positiva Francesa: Defendia que o indivíduo sofria influências endógenas e exógenas, ou seja, ele nascia propenso a cometer um crime, mas só cometeria se omeio influenciasse, Émile Durkheim foi um motor para a concepção dessa teoria.
Essas são teorias minimalistas, sob vistas sociológicas. Agora, numa ordem cronológica, as teorias macro-sociológicas quetiveram raízes americanas a partir da década de 20.
a) Teoria Ecológica da CriminalidadeA Escola de Chicago preconiza que o indivíduo comete crime devido a sua marginalização urbana. Num aspectoprático, as cidades grandes são propensas a gerar os criminosos, devido a migração motivada pelas grandes indústrias fomentando os guetos.
b) Teoria da Associação DiferencialRompe o paradigma dos crimesoriundos dos guetos e sugere que o crime pode acontecer em outras classes. Nesse período surgiu a locução: “Crimes do colarinho branco”.
c) Teoria da AnomiaÉ o rompimento as valores sociais e moraisque acarretam em crimes de ordem pública, como terrorismos e atentados. Já que, os indivíduos, não são favorecidos pelas normas que, ali existentes, os mantém na condição de sub-população. Esse estima éo preceito em que Durkheim fomenta a tese do suicídio, formaludo em sua obra.
d) Teoria da Sub-Cultura delinquenteÉ a teoria onde existe uma sub-cultura dentro de uma grande cultura e que essesub-cultura é mais valorizada que o seu gênero. É a prática das gangues e clãs que, para ingressar nesse grupo, o indivíduo deve realizar uma conduta louvada por essa claro, muitas vezes ilegal. A forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lombroso
  • Lombroso
  • Lombroso
  • Lombroso
  • Lombroso
  • Lombroso
  • Lombroso
  • cesare Lombroso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!