LOGISTICA

Páginas: 28 (6878 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014

Aluno Tal
Tal
Tal
Tal










CONTROLE DE ESTOQUE E ARMAZENAGEM










Recife, 2014.
INTRODUÇÃO
Atualmente, as empresas necessitam de um maior controle de estoque e armazenagem de seus materiais, para diminuir os danos e consequentemente os prejuízos causados pela má administração. Com o crescente número de itens com diferentes padrões de demanda ecaracterísticas específicas, a complexidade na administração de materiais aumenta devido à necessidade de controle diferenciado. Através de estratégias e planejamentos adequados para satisfação dos clientes, inovando cada vez mais e organizando a forma de armazenamento dos materiais. Neste direcionamento, o estudo teve por objetivo explanar como as empresas devem se comportar a respeito de seusmateriais, como trabalhar direito com seus produtos, quanto manter em estoque cada um deles, como armazenar.





















1. GERENCIAMENTO DE ESTOQUE

1.1 Conceito
É de conhecimento geral de que todas as organizações devem ter um almoxarifado, um controle de seus pertences, seus estoques, para poder administrar bem tudo que entra e saí na organização. Por isso ogerenciamento de estoque é importantíssimo para as organizações. O gerenciamento de estoque surgiu para suprir uma necessidade das empresas de controlar tudo que se passava com os materiais, o período de cada um dentro dos armazéns, a quantidade mantida em cada compartimento, quando pedir novamente aquele produto. Entende-se por política de estoque o conjunto de atos diretivos que estabelecem, De formaglobal e específica, princípios, diretrizes e normas relacionadas ao gerenciamento. Em qualquer empresa, a preocupação da gestão de estoques está em manter o equilíbrio entre as diversas variáveis componentes do sistema, tais como: custos de aquisição, de estocagem e de distribuição; nível de atendimento das necessidades dos usuários consumidores etc.
Logo, gerir estoques, economicamente consisteessencialmente na procura da racionalidade e equilíbrio com o consumo, de tal maneira que: a)as necessidades efetivas de seus consumidores sejam satisfeitas com mínimo custo e menor risco de falta possível; b)seja assegurada a seus consumidores e continuidade de fornecimento; c)o valor obtido pela continuidade de fornecimento deve ser inferior a sua própria falta (VIANA, 2002 p. 118).Gerenciamento de estoque nada mais é do que fazer um total planejamento de como controlar os materiais dentro da organização, trabalhando exatamente em cima do que a empresa necessita para as determinadas áreas de estocagem, objetivando manter o equilíbrio entre estoque e consumo.
1.2 Controle de Estoque
O Controle de estoque surgiu para suprir uma necessidade das organizações de controlar melhor seumaterial. Antigamente era controlado manualmente através de fichas de prateleiras ou por fichas de controle, inclusive até hoje ainda existem empresas que trabalham com um desses sistemas, assim com o desenvolver das informações e tecnologias a era da informática aprimorou o controle de estoque substituindo os antigos, por informatizado.
Segundo Viana (2002, p. 361), qualquer que seja o método, éfundamental a plena observância das rotinas em prática a fim de se evitar problemas de controle, com consequências no inventário, que redundam em prejuízos para a empresa.
Controle de estoque é o procedimento adotado para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias e produtos seja numa indústria ou no comércio. O controle de estoque deve ser utilizado tanto para matéria prima,mercadorias produzidas e/ou mercadorias vendidas. O primeiro passo para conseguir um bom controle de estoque é ter um bom e confiável sistema que lhe auxilie na administração de todo o material de forma que ele consiga ainda realizar suas outras funções.

1.2.1 Função do controle de estoque
O gestor financeiro deverá manter o controle do estoque por tipo de mercadorias/produtos existentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!