logistica reversa

Páginas: 7 (1648 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra
Administração de Empresas


Osimar Batista Pires – RA: 1108339183
Roberto Silva Alves – RA: 1185396101



LOGÍSTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE



Professora Orientadora: Especialista Patricia Dias de Miranda Restine Caires Vieira da Silva




Taboão da Serra
2014
LISTA DE FIGURAS


LISTA DE TABELAS


LISTADE SIGLAS
ABNT Associação Brasileira de Normas e Técnicas
AESA Anhanguera Educacional S.A.
TCC Trabalho de Conclusão de Curso
SUMÁRIO

LISTA DE FIGURAS i
LISTA DE TABELAS ii
LISTA DE SIGLAS iii
1.Introdução 5
7
2.Revisão de Literatura 12
Referências 14
1. Introdução

Atualmente vive-se a era das evoluções tecnológicas principalmente no que diz respeito ao surgimento de novosequipamentos com os mais variados recursos para utilização por pessoas, empresas e no setor de segurança. Poder acessar o e-mail, telefonar, assistir vídeos, fazer compras, monitorar a empresa ou residência através de uma conexão remota de preferência utilizando um mesmo aparelho é o mínimo que todo usuário espera.
A venda desses novos equipamentos tem crescido rapidamente ano após ano, ajudadapela divulgação nos diversos tipos de mídias, mudanças na legislação, diminuição de impostos incidentes sobre alguns produtos, políticas de incentivo do governo federal e aumento do poder aquisitivo das famílias, no entanto, consequentemente surgem os problemas sociais, econômicos, geográficos e ambientais.
Com base no crescimento das vendas é possível prever uma a quantidade de produtoseletrônicos que estarão em desuso em alguns anos, logo, pode-se notar que o problema do lixo eletrônico começa na cadeia produtiva e tem sua complementação final ao atingir os consumidores. Para melhorar essa situação é importante uma maior conscientização por parte de todos na aquisição de novos produtos e em contrapartida os produtos devem ser aproveitados no mercado a partir do aumento de sua vida útil,possibilitando seu reuso.







1.1 Problema

Os lixos eletrônicos quando descartados de modo incorreto podem gerar sérios riscos ao meio ambiente. Este fator se dá devido ao uso de metais pesados altamente tóxicos na composição destes equipamentos. Dentre estes metais, os mais comumente encontrados são o mercúrio, berílio e chumbo, somam-se a estes metais e outros diversoscomponentes químicos.
A conscientização por parte da população aos poucos tem deixado de ser o principal responsável pelo descarte desses produtos eletrônicos de forma errada, pois a preservação do planeta é um assunto bastante abordado atualmente em todas as mídias de comunicação. Porém ainda existe certa indiferença por parte das pessoas e falta de informação dos governos e autoridades, sobre como eonde descartar esse tipo de lixo que na maioria das vezes é disposto junto com o lixo doméstico.
Quando o descarte incorreto ocorre, tais materiais são enterrados junto dos equipamentos, sendo então absorvidos pelos solos com os quais tiveram contato, contaminando, posteriormente, os lençóis freáticos. Outro método incorreto (e comumente feito) é o da queimada dos materiais, liberando toxinasextremamente perigosas no ar. Além destes fatores expostos (que afetam a humanidade de forma direta) ainda encontra-se em risco o trabalhador responsável pelo descarte irregular, visto seu contato direto com tais fumaças tóxicas ou até mesmo pelo consumo de água próximo a regiões de descarte (quando enterrados), podendo causar graves danos à saúde.










1.2 Objetivos da Pesquisa

Aaquisição desordenada de novos equipamentos tem contribuído com o surgimento do “lixo eletrônico”, que por sua vez tem sido inutilizados e descartados incorretamente, causando sérios danos ao meio ambiente. O objetivo deste trabalho é estudar, conhecer e apresentar as soluções adotadas para tratar o lixo eletrônico na cidade de Taboão Da Serra. Por fim será apresentado como resultado a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logística reversa
  • Logistica reversa
  • Logística reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • logistica reversa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!