Lodos Ativados

Páginas: 5 (1018 palavras) Publicado: 8 de abril de 2015
LODOS ATIVADOS
Alexsandro Stieg Kuster
Alexandre Lacerda
Guilherme Mageski
Leonardo Fragoso

RESUMO
Com base nos estudos sobre o tratamento de efluentes através dos processos de lodo ativado veremos a seguir que é uma das maneiras mais eficientes de obter alta qualidade em efluente final proveniente de esgoto.

O sistema ne lodos ativados é amplamente utilizado a nível mundial parao tratamento de despejos domésticos e industriais em situações que se necessita de alta qualidade do efluente final. Esse sistema de tratamento implica numa maior mecanização e consequente maior consumo de energia elétrica e sofisticação se comparado a outros sistemas de tratamento de efluentes, porém é de maior eficiência. Trataremos a seguir parte das etapas desse processo de tratamento deefluente, focando em duas unidades da etapa biológica de lodos ativados: reator e decantador secundário.

No reator é onde ocorrem as reações bioquímicas de remoção de matéria orgânica, e dependente de algumas circunstâncias a remoção de matéria nitrogenada. No decantador secundário é onde ocorre a sedimentação dos sólidos (biomassa), tornando o efluente finalclarificado. A biomassa sedimentada no decantador secundário retorna ao reator pois pode ser facilmente separada do efluente devido à sua propriedade flocular. As bactérias possuem uma matriz gelatinosa e permitem a aglutinação das bactérias e outros microrganismos, bem como os protozoários.

Após retornar ao reator, a biomassa ou lodo fica retido. Esse processo échamado ‘idade do lodo’. Um dos motivos pelos quais é consideravelmente alta a eficiência desse tratamento é porque o tempo de retenção do líquido no sistema é curto, porém a quantidade elevada de biomassa no reator é suficiente para metabolizar toda a matéria orgânica contida no esgoto em curto espaço de tempo. Porém para garantir a qualidade do efluente final é necessário manter o controle decrescimento e reprodução dos microorganismos , que é constante no tanque de aeração onde é contínua a entrada de alimento na forma da DBO(demanda bioquímica de oxigênio) dos esgotos, retirando diretamente do reator ou da linha de recirculação praticamente a mesma quantidade de biomassa que é aumentada por reprodução.Esse lodo retirado é denominado ‘lodo excedente’.Caso esse processo não ocorra, o sistemaentra em desequilíbrio biológico.
O tratamento de efluentes no sistema de lodos ativados é eficiente na remoção biológica de matéria nitrificada, fosforizada e carbonácea (nitrogênio, fósforo e carbono respectivamente) porém a mesma eficiência não é observada na remoção de coliformes, devido a exatamente o curto período de tempo que o líquido permanece nas unidades.
Fatores importantes notratamento de efluentes via lodo ativado são a remoção biológica de nutrientes, dos quais podemos citar como usualmente comuns a remoção de fósforo e nitrogênio. O processo de lodo ativado é capaz fazer a nitrificação sem que haja alterações no processo, ou seja, é capaz de fazer a conversão de amônia para nitrato. Neste caso, há remoção da amônia mas não do nitrogênio (em países de clima quentecomo o Brasil esse processo ocorre sistematicamente a menos que ocorra algum problema ambiental ou no tanque de aeração). Na ausência de oxigênio e com a presença de nitratos pode-se também alcançar a desnitrificação, ou seja, a remoção biológica do nitrogênio. Nesse processo um grupo de bactérias utiliza nitratos em seu processo respiratório convertendo-os para nitrogênio gasoso que escapa para aatmosfera. Para reafirmar a qualidade do efluente final é de interesse que no mesmo processo de tratamento em que ocorra a nitrificação ocorra também a desnitrificação. Já para a remoção do fósforo do efluente é necessário que haja zonas aeróbicas e anaeróbicas na linha de tratamento. O setor anaeróbico é importante porque age como um seletor natural de microrganismos acumuladores de fósforo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lodos Ativados
  • Lodos ativados
  • Lodo Ativado
  • Lodo ativado
  • Lodo ativados
  • Lodo ativado
  • LODO ATIVADO
  • Lodos Ativados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!