Lixo

Páginas: 5 (1236 palavras) Publicado: 31 de maio de 2014
Trabalho de Artes












Jean Nildo Gallan Pereira Nº11 2°c
Lixo no brasil
Nosso país é responsável por uma produção de lixo diária de 240.000 toneladas. O aumento dessa produção deve-se a uma gama de fatores: crescimento do poder aquisitivo, perfil de consumo de determinada população, maior consumo de produtos industrializados, educação ambiental conferida a tais populações,dentre outros. Um grave problema é o fato de que, em sua maior parte, esse material é destinado a lixões.
O lixo não tratado constitui uma mazela na organização do saneamento básico no Brasil, pois traz diversas patologias (verminoses, micoses etc) à população além de constrangimentos como mal cheiro, detrimento visual das cidades. Poucas são as prefeituras em nosso país que desenvolvem soluçõesecologicamente corretas ou destinam alguma atenção ao problema aqui apresentado.
O lixo é subdividido em tipos de acordo com sua natureza física, composição e riscos oferecidos. Seguem abaixo essas divisões:
Lixo doméstico: Alimentos e sumos produzidos nas residências;
Lixo industrial: Carvão mineral, lixo químico, fumaça;
Lixo hospitalar: Material produto de cirurgias e de outrosprocedimentos hospitalares;
Lixo agrícola: Esterco, fertilizantes;
Lixo radioativo: Como o próprio nome sugere, são rejeitos radioativos oriundos de hospitais, usinas nucleares, centros de pesquisas etc. Ex: Urânio, Césio, Estrôncio;
Lixo tecnológico: TV, rádios, materiais eletrônicos.
A saída mais usada para a eliminação do lixo doméstico atualmente no Brasil são os aterros sanitários. Porém com oacúmulo desse material nos aterros, ocorre a fermentação da matéria e como conseqüência desse processo, dois subprodutos surgem: o chorume e o gás metano.
O principal, ou um dos principais motivos, pelos quais o lixo no Brasil é lançado nos aterros ao invés de ser destinado a usinas de reciclagem é o fato de que este processo é aproximadamente, 15 vezes mais caro do que o uso de aterros.
Uma soluçãopara tal problema encontrada por países desenvolvidos como França e Alemanha foi transmitir essa responsabilidade para a iniciativa privada e educar a população para obter sua colaboração. Por exemplo, quando um cliente vai adquirir uma pilha nova, deve devolver uma antiga já utilizada.
Algumas cidades brasileiras (Ex: Betim-MG, Rio Negro-Pr, Taboão da Serra-SP) possuem um plano municipal degestão de resíduos sólidos. Nada ainda muito expressivo, pois são iniciativas isoladas e ainda não contam com uma uniformidade em suas legislações. Já funcionam claro, como uma esperança de futuras iniciativas em massa adotadas a nível nacional, porém atualmente a saída mais adotada pelos governos para destino do lixo (os aterro) ainda representa risco à saúde da população


Dados sobre o lixoproduzido no Brasil
No Brasil são produzidas, diariamente, cerca de 250 mil toneladas de lixo. Sendo que a cidade de São Paulo é a que mais produz lixo no país, com cerca de 19 mil toneladas por dia.
Composição do lixo brasileiro:
- lixo orgânico (52%)
- papel e papelão (26%)
- plástico (3%)
- metais como, por exemplo, ferro, alumínio, aço, etc. (2%)
- vidro (2%)
- outros (15%)
Destino do lixobrasileiro:
- aterros sanitários (53%)
- aterros controlados (23%)
- lixões (20%)
- compostagem e reciclagem (2%)
- outros destinos (2%)
Alguns dados importantes sobre a reciclagem do lixo brasileiro:
- O Brasil recicla cerca de 97% das latinhas de alumínio que são descartadas;
- Apenas 55% das garrafas PET são recicladas. 


Reciclagem e seus benefícios.
A reciclagem nos traz muitosbenefícios, como a contribuição para diminuição da poluição do solo, água e ar; a melhora da limpeza da cidade e a qualidade de vida da população; a prolongação da vida útil de aterros sanitários; e a melhora da produção de compostos orgânicos. Além disso, a coleta seletiva (ou reciclagem), também gera empregos para a população não qualificada e receita com a comercialização dos recicláveis;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lixo é no lixo
  • lixo no lixo
  • Lixo
  • Lixo
  • Lixo
  • Lixo
  • Lixo
  • lixo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!