lixo hospitalar

Páginas: 5 (1046 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
RESUMO: Este trabalho apresenta o que é “Resíduo de Serviço de Saúde” ou “Lixo Hospitalar” como é mais conhecido, formas de manipulação: coleta, transporte e destinação final. Com a intenção de conscientizar a sociedade sobre os riscos que esses resíduos podem causar a saúde humana e ao meio-ambiente, já que dados sobre o mesmo são escassos. A metodologia usada é a pesquisa bibliográfica, pormeio de textos relacionados ao assunto na internet, com fundamentos teóricos disponíveis em Wikipédia, a enciclopédia livre.
PALAVRAS-CHAVE: Resíduos Hospitalar, Conceito
 
1. Introdução
O trabalho a seguir tem a finalidade de abordar sobre o resíduo hospitalar, objetivando discutir como é feito o manuseio desses, se há ou não toda uma preparação para a sua coleta e se essa coleta é feita demaneira correta, pois “resíduo”  é aquilo que resta de qualquer substância. Nesse sentido, é preciso compreensão de que “lixo”: é tudo aquilo que se joga fora, que não presta (FERREIRA et al. 1995; BRASIL 2006)”.
Resíduo de Serviço de Saúde ou Lixo Hospitalar como é mais conhecido é aquela porção de materiais que podem estar contaminada ou não por bactérias ou vírus. São produzidos porestabelecimentos prestadores de assistência médica odontológica, laboratorial, farmacêuticas, instituições de ensino e pesquisa médica e etc. A composição de tal lixo é a mais variada possível, podendo ser constituída de restos de alimentos de enfermos, resto de limpeza de salas de cirurgia, curativos: gases, ataduras; materiais perfurantes ou cortantes e etc.
O lixo hospitalar pode causar danos à população,isso dependera desde seu acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e/ou destinação final.
 
2. Desenvolvimento
Atualmente, podemos observar que o “lixo hospitalar” tem sido um problema em muitas regiões do país. Os objetos descartados, não estão recebendo muitas vezes o acondicionamento, coleta, transporte e destinação final adequado. Segundo a ANVISA (Agencia Nacional de VigilânciaSanitária)  são materiais Perfurantes ou Cortantes, descartados em embalagens rígidas, onde são colocadas em sacos plásticos de cor branca leitosa, podendo ser utilizados em ate ²/3 (dois terços) de sua capacidade máxima, de forma a permitir o seu correto fechamento.
Os sacos plásticos e as embalagens rígidas geralmente contêm resíduos infectantes, por isso devem ser removidos por contêineresplásticos padronizados, com corpo cinza claro e tampa na cor laranja, ostentando em pelo menos uma de suas faces externas um adesivo de 20 X 20 cm com o símbolo LIXO INFECTANTE.
Já os sacos plásticos contendo lixo comum, que são os papéis, restos de comida de enfermos, curativos e etc., devem ser removidos das salas onde são gerados por contêineres plásticos padronizados, com corpo e tampa na cor laranjaostentando em pelo menos uma de suas faces externas um adesivo de 20 X 20 cm com símbolo LIXO COMUM, de acordo com as normas técnicas.
A coleta do lixo deve ser feita por veículos especiais, e transportados até os aterros sanitários, incineradores ou local de responsabilidade de uma empresa terceirizada que faz a coleta desse material, ou do poder publico dos municípios, se for o caso. Osveículos utilizados devem ser desinfetados logo apos o transporte.
Aterros Sanitários: É ainda a melhor solução para o lixo que não pode ser reaproveitado ou reciclado, baseado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas que permitem a confinação segura do lixo, em termos de controle da poluição ambiental e proteção do solo, do lençol freático, das águas superficiais e da atmosfera;sendo acessíveis a qualquer Orçamento Municipal.
Incineradores: São grandes fornos onde o lixo sofre uma queima controlada, com filtros, com a finalidade de evitar que os gases formados na combustão dos materiais atinjam e poluam a atmosfera. Eles têm a grande vantagem de reduzirem o volume do lixo em até 85%, mas mesmo assim existe uma sobra de cinzas e dejetos (os outros 15%), que precisam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lixo hospitalar
  • Lixo hospitalar
  • Lixo hospitalar
  • lixo hospitalar
  • O Que é o Lixo Hospitalar
  • Lixo Hospitalar
  • Lixo hospitalar
  • Lixo hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!