Lixo, de onde vem e para onde vai

Páginas: 6 (1309 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014




Lixo: De onde Vem? Pra Onde vai?
















LIXO: DE ONDE VEM? PARA ONDE VAI?

INTRODUÇÃO

O assunto deste trabalho é o lixo. Como ele surge, o que podemos fazer para diminuí-lo, como podemos reutilizá-lo, reciclá-lo para criar matéria-prima para novos produtos,maneiras ecologicamente corretas de se lidar com o lixo, e com isso conseguirmos criar uma sociedade limpa, bio-sustentável. Assim, esperamos que com esse trabalho seja possível ampliarmos nossos conhecimentos sobre um assunto tão importante para a sociedade.














Capítulo 1 – As atividades Humanas e Lixo

O aumento da população mundial faz com que a quantidade de lixona terra também aumente assustadoramente.
São Paulo produz cerca de 12 mil toneladas de lixo por dia, suficiente para encher 1.700 caminhões. Quase metade desse numero é composto por material orgânico proveniente de sobras de alimentos; já o lixo comercial é composto basicamente por papéis e papelão descartados por lojas, bancos, etc. Alguns materiais que compõem o lixo são recicláveis, como oalumínio, ferro, plástico, papel e vidro, entre outros.
O lixo hospitalar, apesar de ser produzido em menor quantidade, pode causar riscos à saúde, já que provém de pessoas doentes e pode conter substancias tóxicas ou assépticas.
O lixo produzido pelo campo antigamente era reaproveitado; a industrialização do campo, no entanto, introduziu novos hábitos e isso se refletiu no conteúdo do lixorural.O esterco foi substituído pelo adubo químico, os recipientes de vidro foram substituídos por embalagens plásticas e os habitantes do campo passaram a adquirir na cidade os alimentos industrializados, que tem embalagens características, compondo um tipo de lixo mais parecido com o da área urbana.
O lixo atômico é um dos lixos mais perigosos: apesar da aparência inofensiva, ele liberapartículas minúsculas que podem ser muito prejudiciais a saúde . A radioatividade desses elementos pode provocar alterações no organismo da pessoas levando-as até a morte.
Atualmente , um novo tipo de lixo tem causado preocupação nos governantes: o entulho espacial . Ele é um Lixo “extraterrestre” que já está causando problemas de transito no espaço. É formado por foguetes,tanques de combustível,parafusos, carcaças explodidas, alem de ferramentas e luvas perdidas por astronautas.

Capítulo 2 – Lixo, Saúde e Ambiente

Parte do lixo desaparece gradualmente pela ação de microorganismos decompositores, e alguns objetos têm degradação em tempo maior que de outros. Exemplo: Papel < Plástico.
Em todo o mundo estão encontrando soluções para esse problema do lixo. Os EUA já estão fabricandoum plástico biodegradável.
Na natureza, existem micróbios patogênicos capazes de provocar doenças, e as pessoas que abrigam os germes os eliminam por seus excretos e secreções, quem tem contato pode ser contaminado.
Insetos como moscas, mosquitos e baratas são grandes disseminadores de microorganismos patogênicos por, principalmente manterem contato intenso materiais encontrados no lixo, sendoque transmitem esses seres aos seres humanos através de picadas, depositando fezes ou ovos em alimentos e/ou líquidos ou contato direto com o organismo, devido aos micróbios que envolvem seus corpos.
Até meados de 1930, a maior parte do lixo produzido era para a engorda de suínos. O lixo ingerido pelos animais pode trazer malefícios à saúde de quem come a carne deles.
Outros animaisdomésticos que freqüentam os lixões transportam continuamente micróbios patogênicos para as casas.Resumindo, lixo descoberto ou jogado sem qualquer cuidado é sinônimo de poluição e doença. Por isso devemos evitar esses problemas contribuindo para deixar limpo e saudável o ambiente onde vivemos.

Capítulo 3 - O destino do Lixo

O lixo produzido pelos habitantes das cidades passa por diversas etapas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • de onde vem, pra onde vai???
  • Lixo na cidade de rio branco de onde vem para onde vai
  • E o lixo orgânico, onde vai?
  • Projeto: para onde vai o lixo
  • Para Onde Vai O Lixo
  • Resenha- Trashed, para onde vai o nosso lixo
  • para onde vai...
  • PI PRA ONDE VAI O LIXO Projeto Completo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!