LIVROS PO TICOS E SAPIENCIAIS

Páginas: 6 (1416 palavras) Publicado: 2 de maio de 2015
FUNESO - FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA


ADRIANA DA SILVA FERREIRA SANTOS
BRUNA GRACIELI RAMOS SANTOS






LIVROS POÉTICOS E SAPIENCIAIS - RESENHA









MARECHAL DEODORO
FEVEREIRO/2015
ADRIANA DA SILVA FERREIRA SANTOS
BRUNA GRACIELI RAMOS SANTOS



















LIVROS POÉTICOS E SAPIENCIAIS - RESENHATrabalho apresentado como requisito avaliativo
Da disciplina Livros Poéticos e Sapienciais do Curso
De Pedagogia da FUNESO ministrada pelo professorVandeci Junior










MARECHAL DEODORO
FEVEREIRO/2015
INTRODUÇÃO
Este relatório tem a pretensão de adicionar conhecimentos acerca dos Livros Poéticos e Sapienciais, que são os livros que expressam sabedoria e tem como forma de texto a poesia, estabelecendo uma relação de semelhança entre as palavras. Esses escritosestão inseridos no velho testamento e são eles: Jó, Salmos, Cantares, Provérbios, Eclesiástico, Eclesiastes e Sabedoria. Os livros de Eclesiástico e Sabedoria não estão contidos na Bíblia Protestante, só na Católica. Cada um desses livros conta histórias diferentes com experiências e aprendizados que são úteis para a conduta e formação de qualquer ser humano.



















LIVROS POÉTICOS ESAPIENCIAIS
São os termos usados para designar alguns livros da bíblia, cujo teor apresenta ensinamentos para nortear e oferecer ao leitor uma base para alcançar a sabedoria, essa sabedoria mencionada não se refere ao acúmulo de conhecimentos, mas a experiência e ao poder de fazer juízo com retidão e, estabelece normas de convivência perante à sociedade. Ambos são escritos em uma linguagem poética,expressando os sentimentos do autor e induzindo o leitor à lembrar-se dele por meio de sua poesia hebraica, a qual possui duas características essenciais que é o ritmo e o paralelismo, portanto é desprovida de rima.
A importância dos livros sapienciais ou livros da sabedoria, é harmonizar e informar as pessoas como executar seus deveres e como se comportar na sociedade, solucionando assim osproblemas do cotidiano e aprimorando a conduta e a ética de cada ser humano, dando-lhe uma visão ampla do bem e do mal e fazendo-lhe tomar a decisão assertiva.
O LIVRO DE JÓ
É um livro poético e sapiencial considerado como uma das mais belas histórias de prova e fé, também conhecido como “o livro mais antigo da bíblia”. Conta a trajetória de Jó, um homem sincero e rico que temia ao Senhor edesviava-se do mal, mas sofreu injustamente, perdeu seus bens, mas não negou o seu Deus e depois que acabou seu sofrimento o próprio Deus lhe acrescentou tudo em dobro. Os principais temas desse livro são a obediência, lamentação, aflição, julgamento, paciência, sabedoria, perseverança na fé, confissão e a restauração.
Trazendo esse contexto para a atualidade, percebe-se que muitas pessoas honestasainda sofrem injustamente, por isso, nesse livro que recebe o nome do seu protagonista, Jó expressa as frases: no capítulo 21, Jó mostra que os ímpios muitas vezes gozam prosperidade nesta vida, e no capítulo 24, Jó contesta que os ímpios, muitas vezes, fiquem sem castigo nesta vida, (bíblia evangélica), fato que ocorre até os dias de hoje. O período que marcou essa história foi o exílico ou pósexílico, dependendo da opinião particular acerca da interdependência de Jó com os livros de Isaías e Jeremias, mas há quem acredite que foi antes do período babilônico. Provavelmente, sua autoria se deu por Eliú e por um israelita bem alimentado de obras e ensinamentos sábios.

O LIVRO DE SALMOS
O livro de Salmos é uma coletânea de 150 salmos, poesias religiosas que são consideradas como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 55 Livros Po Ticos
  • OS LIVROS SAPIENCIAIS
  • Livros sapienciais
  • Livro Did Tico
  • Livro Did Tico
  • LIVRO DID TICO
  • Estudo Do Livro Did Tico
  • Livros Prof Ticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!