Livros para estudar para o vetibular

2525 palavras 11 páginas
Viagens na minha terra – Almeida Garrett;
-Romance Híbrido
-Visão do autor sobre Portugal do século XIX
-Historicismo
-relatos de viagem
---uso me metalinguagem
-tensão romântica
---romance proibido
Personagens
As personagens de "Viagens na Minha Terra" funcionam como uma visão simbólica de Portugal, buscando-se através disso as causas da decadência do Império Português. O final do drama, que culmina na morte de Joaninha e na fuga de Carlos para tornar-se barão, representa a própria crise de valores em que o apego à materialidade e ao imediatismo acaba por fechar um ciclo de mutações de caráter duvidoso e instável.

Temos, então, as seguintes personagens e suas possíveis interpretações simbólicas dentro da obra:

Carlos: é um homem instável que não consegue se decidir sobre suas relações amorosas, podendo ser ligado às características biográficas do próprio Almeida Garrett.
Georgina: namorada inglesa de Carlos, é a estrangeira de visão ingênua, que escolhe a reclusão religiosa como justificativa para não participar dos dilemas e conflitos históricos que motivaram sua decepção amorosa.
Joaninha: prima e amada de Carlos. Meiga e singela, é a típica heroína campestre do Romantismo. Simboliza uma visão ingênua de Portugal, que não se sustenta diante da realidade histórica.
D. Francisca: velha cega avó de Joaninha. Mostra-nos a imprudência e a falta de planejamento com que Portugal se colocava no governo dos liberalistas, levando a nação à decadência.
Frei Dinis: é a própria tradição calcada num passado histórico glorioso, que, no entanto, não é mais capaz de justificar-se sem uma revisão de valores e de perspectivas.

Til – José de Alencar;

-Românce Regionalista-> idealisação da mulher
--Fazendeiro
-Desecritivismo
-Desencontros
---Amorosos
-abnegacão
-Heroísmo Romântico
Lista de Personagens
As personagens de Til são arquétipos da sociedade brasileira do século XIX: os escravos, os aristocratas, o povo pobre. A sociedade da época estava

Relacionados

  • FISICA
    2737 palavras | 11 páginas