LIVRO O LABORAT RIO DE ENSINO DE MATEM TICA E FORMA O DE PROFESSORES

877 palavras 4 páginas
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Livro: O LABORATÓRIO DE ENSINO
DE MATEMÁTICA
NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Margarete Jara 1116873

Atividades Acadêmico Cientifico Cultural
TUTORA: ANGELA AP. ZAMPIVA DA SILVA

SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ-RO
Fev/2015

O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores

Este livro mostra o modo de ver dos pesquisadores, crendo eles que, os alunos não devem estar sentados em uma carteira enfileirada em frente ao quadro-negro, sendo que muitos de nós aprendemos e ensinamos a fazer conta desse modo. A possibilidade e limite do laboratório de ensino de matemática é como vem sendo utilizado em algumas instituições, foram vários educadores-pesquisadores, com diferentes formações que trabalharam para desenvolver esse projeto.
Por volta de 1650, Comenius escreveu que o ensino deveria dar-se do concreto ao abstrato, justificando que o conhecimento começou pelos sentidos e que só se aprende exercendo e praticando. Mas recentemente, Montessori legou-se inúmeros exemplos de matemática didáticos e atividades de ensino que valorizam a aprendizagem através dos sentidos, especialmente do que permite detectar toques com os dedos, resumindo concordaram que a experiências no mundo real constituem o caminho para a criança construir seu raciocínio, de cada educador com modos diferentes.

Para aqueles que possuem uma visão atualizada de educação matemática, o laboratório de ensino é grata alternativa metodológica porque, mais do que nunca o ensino da matemática apresenta com necessidades especiais o LEM, pode e deve prover a escola para atender essa necessidade, ou seja, um local que guarda matérias específicas, mas do que depósito de matérias, sala de aula, biblioteca ou museu de matemática. No LEM Têm livros, matérias manipuláveis, transparências, filmes, matérias-primos e instrumentos para confeccionar matérias didáticas, um lugar reservado para os alunos estudar e tirar dúvida e para o professor

Relacionados