Livro GOVERNANÇA CORPORATIVA (Hitt, Ireland e Hoskisson): Resenha do Capítulo 10

474 palavras 2 páginas
IBMEC BH
Curso: Executivo

Disciplina: ESTRATÉGIA COMPETITIVA
Professora: MÔNICA ROCHA DE CARVALHO

Impressiona como o livro, incluindo quase todas as suas notas na totalidade, afirma que Governança Corporativa deve ser 100% focada em mecanismos de monitoramentos e controles, que garantam ações para que as estratégias das empresas apenas gerem capacidade de obter retornos acima da média e maximização dos valores para os acionistas. Em raríssimos momentos (aproximadamente três notas) comenta-se que também deveriam se preocupar com as conseqüências sociais(entre outras) das estratégias adotadas.

Ainda relata diversas práticas (truques) de mercado por parte dos líderes estratégicos (CEO, etc.) que visam somente a maximização dos valores para os acionistas, quase que burlando as legislações, não relatando nenhuma prática que vise o Capital Humano das empresas. Inclusive, de uma forma bem resumida, o livro afirma que as estratégias internas de governança visam substituir equipes ineficazes, do ponto de vista de resultados financeiros, desprezando totalmente as abordagens dos capítulos dois(Ambiente Externo) e três(Ambiente Interno) do livro. Não temos a pretensão de achar que as empresas têm que ter um percentual de ONG (organizações sem fins lucrativos), mas da forma como os Conselhos (e outras estruturas) impõem a seus agentes (líderes estratégicos) suas metas de retorno, vários deles passam a “fazer o for necessário” para darem o resultado esperado ou acima, garantindo assim seus cargos e recompensas pactuadas.

Em rara citação, numa abordagem relativa a ética, o capítulo diz que “alguns acreditam que as empresas eticamente responsáveis concebem e usam mecanismos de governança que atendem aos interesses de todos”. Porém, nessa mesma abordagem o livro afirma que “os mecanismos de governança concentram-se no controle das decisões da alta gerência para garantir que os interesses dos acionistas sejam atendidos”, mas também afirma que “todos os

Relacionados