livro de dadico

401 palavras 2 páginas
.. o l ivro d idático ainda tem uma presença marcante em sala de aula e, muita s vezes, como subs tituto do p rofessor quando deveria ser mai s um dos elementos de apoio ao traba lho docente.
...os
conteúdos e métodos util izados pelo professor em sala de au la estariam na dependência dos conteúdos e métodos propo stos pelo livro d idático adotado. Muitos fatores têm contribu ído para que o l ivro d idático tenha esse papel de pro tagonista na sa la de aula.
...
um livro que promete tudo pronto, tudo deta lhado, bastando mandar o aluno abr ir a página e fazer exer cícios, é uma a tração i rresistível.
O
l ivro didá tico não é um mero instrumento como qua lquer outro em sa la de aula e também não está desaparecendo diante dos modernos meios de comunicação.
O
que se questiona é a sua qualidade.
Cla
ro que existem as exceçõ es (RO
MANATTO, 1987, p.85).
A
utili zação do livro didático por professore s e estudantes depende de mu itos fatores, como o reconheci me nto das funções pedagógicas que ele pode de se mpenhar.
Lopes
(2007) salienta que mesm o reconhecendo a dependência do professor em relação ao livro didático, admit e- se que os bon s livros didáticos são parte fundamen tal da qualidade da educação. P or outro lado, a autora reconhece que para os professores com deficiênci a em s ua formação um livro didático de boa qualidade contribui ta mbém para qualificar a s atividad es docentes desenvolvidas em sala.
Neste
sentido o professor, ao escolher o livro didático deve considerar, entre outros critérios, a proposta pedagógica, o s modos de contextual iza ção e apresentação do s conteúdos, nível de compl exidade e relações estabelecidas com o cotidiano do s estudantes.

Relacionados

  • RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAPROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS
    2438 palavras | 10 páginas
  • Seminário iv – realização da dívida ativa: execução fiscal, medida cautelar fiscal - módulo – exigibilidade do crédito tributário
    8826 palavras | 36 páginas
  • o professor
    41175 palavras | 165 páginas