Livre arbitium

794 palavras 4 páginas
Livre arbítrio

Introdução

Este trabalho foi proposto pela a minha professora de filosofia com objetivo de percebermos o significado de livre arbítrio e aprendermos a suas teses .

Livre-arbítrio

Livre-arbítrio a expressão usada para significar a vontade livre de escolha, as decisões livres, que quer dizer, o juízo livre, é a capacidade de escolha pela vontade humana entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, conscientemente conhecidos.
A pessoa que faz uma livre escolha pode se basear em uma análise relacionada ao meio ou não, e a escolha que é feita pelo agente pode resultar em ações para beneficiá-lo ou não.
As ações resultantes das suas decisões são subordinadas somente a vontade consciente do agente.
A expressão, livre-arbítrio, costuma ter conotações objetivistas e subjetivistas. No primeiro caso as conotações indicam que a realização de uma ação por um agente consciente não é completamente condicionada por fatores antecedentes. No segundo caso elas indicam o ponto de vista da perceção que o agente tem de que a ação originou-se na sua vontade.

As teses do livro arbítrio

* Determinismo

* Indeterminismo

* Compatibilismo

* Libertismo

Determinismo

Doutrina segundo a qual tudo o que acontece tem uma causa. A explicação habitual desta ideia consiste em defender que, para qualquer acontecimento, existe um estado anterior que está relacionado com ele de tal maneira que esse estado anterior não poderia (sem violar uma lei da natureza) existir sem que existisse o acontecimento. Esta é uma afirmação puramente metafísica, não implicando que tenhamos em princípio de conseguir prever o acontecimento em causa.
O interesse principal no determinismo tem sido a apreciação das suas implicações para o livre arbítrio.
Contudo, apesar de a física quântica ser essencialmente indeterminista, a ideia de que as nossas acções estão sujeitas às indeterminações quânticas dificilmente encoraja o nosso sentido de

Relacionados