liuliu

Páginas: 2 (425 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Direitos e garantias fundamentais

A ditadura militar foi uma época difícil, pois os militares governavam o Brasil, e caracterizou-se pelas falta de democracia. Era o fim do regime militar, tudograças ao deputado Tancredo Neves, mas que logo faleceu e foi substituído por José Sarney, que deu continuidade ao compromisso de promover a redemocratização do país. Para isso enviou ao congresso aEmenda constitucional nº 26 de 1985, que convocava a Constituinte. A convocação da Emenda causou grande polemica na população, pois o governo queria uma constituinte congressista, mas no fim de todasessas discursões o governo acabou ganhando, e em Fevereiro de 1987. Ulysses Guimarães início oficialmente os trabalhos de construção da Sétima Constituição Brasileira. Foi a primeira vez que o povoparticipou da elaboração da constituição, além da apresentação direta de sugestões, a população acompanhou da galeria do planetário da câmara, os trabalhos do constituinte.

Outro grande feito daAssembleia Constituinte foi à divulgação de seus trabalhos, o que gerou uma grande mobilização popular.
O corpo eleitoral na época era de 69 milhões de pessoas, dessas 60 milhões acompanhavam os jornaisnacionais e viam os trabalhos. Por conta disso, diversos grupos visitavam os corredores do Congresso e pressionavam os parlamentares.


Os principais objetivos e ideias defendidas:
- Restabeleceueleições diretas para os cargos de presidente da República, governadores de estados e prefeitos municipais.

- Definiu o mandato presidencial de 5 anos.

- Estabeleceu o direito de voto para osanalfabetos.

- Definiu o voto facultativo para os jovens de 16 a 18 anos de idade.

- Sistema pluripartidário.






O deputado Ulysses Guimarães assinando a Constituição.

UlyssesGuimarães erguendo a Constituição.


Plenário da Assembleia Constituinte comemorando o fim dos trabalhos de votações.








Conclusão
Muitas pessoas lutaram por esse direito e por essa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!