LitLeratura Infantil e a Aprendizagem

Páginas: 11 (2502 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Literatura Infantil e a Aprendizagem


Introdução

Muito se tem falado sobre literatura infantil e a aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo mostrar que a literatura infantil facilita o ensino. A literatura infantil quando bem trabalhada pode fazer de cada aula um encanto de imaginário no mundo da criança.
Justifica –se a elaboração deste trabalho por entender que aliteratura infantil facilita a aprendizagem. Muito se tem falado sobre esse assunto, mas sabe –se que eles não se esgote, porque a literatura infantil está presente no contexto de educação com crianças. Todo o professor que atua em sala de aula para trabalhar com leitura e produção textual, precisa cultivar o hábito da leitura para poder incentivar seus alunos.
Este trabalho tem comoobjetivo geral, realizar estudos sobre a relação da Literatura infantil com a aprendizagem de crianças. Além disso tem como objetivos específicos, descobrir se o professor realiza atividades para despertar o interesse das crianças e verificar se as crianças estão desenvolvendo as atividades propostas pelo professor.
METODOLOGIA
Este trabalho de conclusão de curso baseou-se em pesquisa com a temática:“Literatura infantil e Aprendizagem em sala de aula”. Pesquisa qualitativa no que diz respeito a abordagem do problema e bibliográfica no caráter dos procedimento, sendo que teve como objetivo trazer informações pra sociedade sobre como trabalhar esses temas com os alunos de maneira criativa.
A escolha do tema deste trabalho se deu devido o reconhecimento da necessidade de se trabalhar aliteratura de maneira criativa para uma boa aprendizagem das crianças dentro da escola. O problema desta pesquisa de cunho qualitativo indaga-se na necessidade de obter uma maior produção de conhecimento acerca da literatura infantil e do processo de aprendizagem que o entrelaça. “A pesquisa qualitativa é indutiva, isto é, o pesquisador desenvolve conceitos, ideias e entendimentos a partir de padrõesencontrados nos dados, ao invés de coletar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos preconcebidos”. (RENEKER, 1993. p. 34).
A pesquisa bibliográfica se baseia em material já publicado ou seja em livros ou outros trabalhos de autores que já trabalharam com o tema proposto. Ou seja, “O autor lança mão de um texto original para extrair a citação, podendo ser reproduzido literalmente (citaçãodireta, literal ou textual),interpretando, resumindo ou traduzindo (citação indireta ou livre) ou umainformação extraída de fonte intermediária (citação de citação).”(MENDES et al., 2002, p. 9).
O fichamento foi feito através da leitura de livros da biblioteca do (ITPAC)Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos que trabalhavam com o tema do projeto, tirando-se a parte mais importante queos livros traziam sobre o assunto. “Também chamada de fichas de documentação teórica, são de fundamental importância na construção de trabalhos científicos”. (SEVERINO, 2000, p. 37).O fichamento, então, facilita a assimilação das principais ideias dos autores.


CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A literatura infantil, com seu fascinante mundo de encantamentos,facilita a aprendizagem quando for bemtrabalhada, sendo que,faz de cada aula uma caixinha de encanto e de imaginário no mundo da criança.
Literatura infantil, veremos que pertence simultaneamente a duas áreas a da arte e a da pedagogia, podemos dizer que provoca emoções, dá prazer, diverte e acima de tudo modifica a consciência do mundo de seu leitor, a literatura infantil é a arte. (COELHO, 2000, p.46).
Para tal propósito, oprofessor/mentor das ideias literárias da turma precisa ser criativo dinâmico, sendo capaz de despertar interesse na criança. Sua propostaé fazer da aula um momento diferente, usando, para tanto,de ferramentas pedagógicas novas, ou seja, a sala de aula deve estar decorada, limpa e divertida para chamar atenção das crianças. Entretanto, faz-se necessário um bem entendimento de didática.
[...] aDidática é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aprendizagem Infantil
  • Aprendizagem infantil
  • A importância da Psicomotricidade na aprendizagem infantil
  • A LUDICIDADE E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • RELATÓRIO DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O ludico na aprendizagem e desenvolvimento infantil.
  • O lúdico na aprendizagem infantil
  • literatura infantil e suas contribuições na aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!